Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Associativismo

Você sabe o que é associativismo?

A expressão está presente em diversas postagens e matérias da Federaminas, mas você sabe o que associativismo significa?

O associativismo pode surgir de uma iniciativa formal ou informal, de um grupo de pessoas com interesses em comum. O principal objetivo é gerar resultados ou soluções para o enfrentamento de desafios e promover benefícios para a comunidade local.

O associativismo traz inúmeros benefícios para a região que possuí associações, isso porque o movimento tem como base melhorar a competitividade de mercado, melhorar a qualidade de vida, incentivar o desenvolvimento socioeconômico do local.

Ligado diretamente ao conceito de cooperação, o associativismo é baseado na colaboração da sociedade, as medidas efetivas só são possíveis de acontecer se houver participação ativa das associações.

Consideradas como parte do terceiro setor, as associações desempenham um papel fundamental na tomada de decisões da sociedade, juntamente com o primeiro setor comandado pelo governo e o segundo setor que é formado por empresas privadas.

O terceiro setor proporciona a inserção dos interesses públicos nas pautas das outras subdivisões desse modelo econômico. Um dos benefícios de fazer parte dessa categoria é poder levantar questionamentos e discussões que irão trazer novas perspectivas para problemas antes não solucionados.

A expressão “a união faz a força” é bastante relacionada com o movimento associativista, pois a formação de associações torna a comunidade mais engajada e participativa nas decisões propostas pelo primeiro e segundo setor. As associações e o associativismo são fortes agentes da sociedade brasileira, pois funcionam independente de relações políticas.

As micro e pequenas empresas são as maiores beneficiadas do associativismo, isso acontece devido fortalecimento que o movimento associativista proporciona para essas instituições. Isso ajuda em diferentes fatores como, mais visibilidade para os micros e pequenos empreendimentos, mais competitividade de mercado e aumento na qualidade de serviços.

História do associativismo

Ainda na pré-história existem registros do associativismo, o maior exemplo disso eram as caças coletivas que aconteciam na época. Também na Grécia antiga, os espaços de cultura e debates educacionais, são exemplos de associações que tiveram grande importância para a sociedade.

Na idade média, é possível observar esse movimento quando a Igreja Católica, lidera o movimento de criação de associações para jornalistas, artesãos, produtores e ordens militares, que um tempo depois foram convertidas em associações patronais e sindicatos.

Diferenças entre o associativismo e o cooperativismo

As duas palavras são bastante parecidas e diversas pessoas acham que os dois conceitos são iguais, mas existem diversas diferenças entre associativismo e cooperativismo.

Os dois movimentos têm finalidades diferentes, por exemplo a associação se caracteriza por promover assistência social, educacional, cultural, representação política e filantropia. O patrimônio das associações é constituído por doações, contribuição dos associados e reservas.

Já com o cooperativismo a dinâmica é diferente, um dos objetivos é prestar serviços de interesse econômico, social e auxiliando no desenvolvimento dos participantes. Os recursos são de quotas-participantes e podem receber processos de capitalização, doações e empréstimos.