Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas
Del Turismo

Del Turismo

O programa tem como objetivo fortalecer a economia local e busca atender as demandas de cada região participante. Desde abril de 2021, a Federaminas está empenhada em desenvolver as ações do projeto, junto dos parceiros e idealizadores do Del Turismo.

Em dezembro de 2021, a Federaminas formalizou a parceria ente entidades internacionais como o Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA).

Durante o último ano o Del Turismo passou por cidades como Diamantina e Capitólio, a parceria rendeu para as duas cidades o prêmio Top 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis, idealizado pela organização holandesa Green Destinations. Além de Minas Gerais, os outros estados também participam da rede de desenvolvimento são: Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Acre.

O projeto

O Del Turismo, é pautado em cinco pilares:

– Protagonismo dos atores: adoção de um modelo de gestão participativa, pela qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e o setor produtivo.

– Permanência: reconhecimento que o desenvolvimento do turismo não ocorre a curto prazo e consequentemente, precisa assegurar a criação de estruturas organizacionais permanentes, que permitam que as políticas municipais de turismo sejam enraizadas e contínuas, independente de mudanças internas no município ou no ambiente onde está inserido.

– Política de produto: um destino turístico precisa se diferenciar positivamente da concorrência e agregar valor para ser atrativo para os munícipes, turistas e empresas.

– Diversificação: Estratégia que reconhece a importância da diversificação do turismo e cria sinergias com outras atividades econômicas do município.

Visa a criação parcerias prósperos e permanentes com os setores primário e secundário, permitindo fixar a população e aproveitar recursos endógenos transformando-os em vantagens competitivas.

– Sustentabilidade: estratégia de indução ao desenvolvimento, que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações vindouras satisfazerem as suas próprias necessidades.

Implica na integração equilibrada dos sistemas econômico, sociocultural, ambiental e dos aspectos institucionais relacionados ao conceito atual de boa governança.

Dentro destes parâmetros o projeto tem como objetivo adotar um modelo de atuação participativa, entre os consultores do projeto, a sociedade civil, poder público e setor produtivo local.