UP Digital, criado pelo Sebrae, vem para apoiar pequenos negócios
Com a pandemia do novo coronavírus vieram o isolamento social e o fechamento do comércio e, em consequência disso, veio a crise econômica que impôs uma série de mudanças na gestão de negócios. Nesse quadro, a migração para a tecnologia digital deixou de ser uma vantagem e tornou-se uma necessidade para as empresas, que se apressaram para definir estratégias digitais e acelerar a promoção e venda de seus produtos on-line.
Para atender a essa demanda, o Sebrae criou o programa Up Digital, que tem como objetivo impulsionar as pequenas empresas nessa empreitada no mundo digital. O programa compartilha informações sobre ferramentas, criação de conteúdo e estratégias de presença digital, tudo de forma direta e em linguagem simples, com o formato de uma jornada on-line de 10 dias.
Os conteúdos do curso estão focados em marketing digital e a interação entre os empresários e especialistas da área ocorrerá por meio do whatsapp. Além disso, estão programados três encontros virtuais para sensibilização, apresentações de especialistas, compartilhamento de boas práticas, acesso a produtos, serviços, clientes e mercados do Sebrae.
Pioneirismo dos mineiros
A primeira turma começou dia 8 de junho e, a princípio, três grupos foram atendidos. O grupo 1, de Agências de Viagem, e o grupo 2, de Comércio Varejista, formados por empresas que se inscreveram por meio do site e foram selecionadas pelo Sebrae com base no diagnóstico preenchido no momento do cadastro.
O grupo 3, de Bares e Restaurantes, é formado por participantes do núcleo setorial de gastronomia de Patrocínio, em Minas Gerais, do Programa Empreender. Em reunião virtual entre a equipe técnica do Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e membros da Unidade de Inovação do Sebrae, em 29 de abril, foi discutida a possibilidade de implementação do Up Digital nos núcleos setoriais do Empreender. Esse é um programa que atua, há mais de 20 anos, para o fortalecimento das micro e pequenas empresas no Brasil por meio de capacitações, consultorias, ações de mercado, entre outros.
Assessoria de Comunicação da Federaminas