Uberaba recebe a última etapa do Circuito E-Minas 2025 e reforça a agenda da diversificação econômica em Minas Gerais
Uberaba sediou, na manhã desta quarta-feira (1º), a última etapa do Circuito E-Minas 2025, iniciativa da Federaminas realizada em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e o Sebrae. Empresários, lideranças políticas e institucionais lotaram o auditório da Aciu para discutir estratégias de diversificação econômica e o papel do associativismo na construção de um ambiente de negócios mais competitivo e inovador.
A presidente da Aciu, Lídia Prata, destacou a importância do encontro para apoiar a modernização do setor produtivo. Ela ressaltou que a cidade se posiciona de forma estratégica diante das transformações impulsionadas por tecnologia e inteligência artificial. “A diversificação econômica é necessária, assim como aprender a lidar com a tecnologia e imergir no cenário da inteligência artificial. Este evento é importante para trazer novos conceitos e insights do que podemos fazer para melhorar o nosso ambiente de trabalho”, afirmou.
O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, abriu o Circuito reforçando o impacto positivo do associativismo no desenvolvimento dos municípios e reconhecendo os avanços de Uberaba. “Nosso objetivo é trazer este ambiente de criatividade, fazendo com que os participantes enxerguem as potencialidades locais e novas oportunidades para acelerar ainda mais o desenvolvimento econômico”, destacou.
Painel reforça potencial econômico de Uberaba e da região
O painel “Conectando Minas: Foco na Diversificação Econômica” reuniu autoridades e especialistas para apresentar perspectivas e oportunidades para o desenvolvimento regional. A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, ressaltou os mais de R$ 12 bilhões em investimentos atraídos pelo município nos últimos anos, além de iniciativas estruturantes como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o Distrito Industrial V e o avanço da planta de hidrogênio verde. “São muitos investimentos, com Uberaba liderando a transição energética”, pontuou.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, reforçou que Uberaba se consolidou como um dos principais polos de atração de investimentos no estado. “Aqui tem um bom ambiente de negócios e mão de obra qualificada, que é o que as empresas mais precisam”, afirmou. Também participaram do painel o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro Andrade; o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido; além dos mediadores Valmir Rodrigues e Lídia Prata. A empresa Fardas Uniformes apresentou seu case de sucesso, representada pelos empresários Arnaldo Santos Júnior e Arnaldo Santos Neto.
Durante as discussões, foram abordadas políticas públicas e programas de apoio ao desenvolvimento, iniciativas do Governo de Minas e da Prefeitura Municipal, além das oportunidades oferecidas pelo Sebrae e pelo sistema associativista, composto pela Aciu e Federaminas.
Capacitações e exposição fortalecem o ecossistema empreendedor
Além dos debates, o Circuito E-Minas contou com uma exposição de produtos de empreendedores locais e marcou a reabertura do auditório da Aciu após reforma. Também foram realizadas duas capacitações voltadas às associações comerciais:
-
“IDA na Prática – Como impulsionar a autoridade local e regional das ACEs”, com orientações sobre o uso da Inteligência de Dados do Associativismo (IDA) para fortalecer o protagonismo das entidades na agenda de desenvolvimento regional.
-
“Do Papel à Prática: Projetos Sustentáveis que Transformam Comunidades”, com diretrizes para elaboração de projetos e captação de recursos por dirigentes e colaboradores das ACEs.
Um instrumento de fortalecimento do associativismo
Criado em 2022, o Circuito E-Minas percorre anualmente diversas regiões do estado e se consolida como um dos principais instrumentos de fortalecimento do associativismo, integração das ACEs e promoção do desenvolvimento econômico local.
A etapa Uberaba contou com o patrocínio da Copasa, Governo de Minas Gerais e Samarco, e com apoio da Lemic Comunicação Visual.
Se desejar, posso ajustar o texto para versão resumida, chamada de capa, subtítulo ou versão para redes sociais.






