Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Projeto Transformar é sucesso entre as Associações Comerciais mineiras

16 de outubro de 2020 - 15:34

 

A Federaminas, por meio de iniciativa inovadora, deu início, em setembro, ao Projeto Transformar ─ ação conjunta da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae.

O Projeto é centrado na formação de dirigentes e gestores de Associações Comerciais e Empresariais (ACEs), a partir de módulos de capacitação e ações referenciais, que visem a competitividade empresarial a partir do desenvolvimento organizacional das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs), o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e à criação de novos produtos e serviços pelas entidades filiadas.

A experiência-piloto teve início na Região do Médio Piracicaba/MG e contou com 25 participantes, ocasião em que a adaptação do conteúdo, originalmente composto para o formato presencial, foi repaginado para a realização de encontros virtuais.

Ao todo, 12 webinários estão sendo promovidos, seis dirigidos a cada público-alvo da capacitação. Com o sucesso registrado na etapa piloto, o Projeto foi estendido a outras Unidades da Federação, entre as quais podem ser citadas: Distrito Federal, Maranhão, Espírito Santo e Rondônia.

Segundo o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, o Transformar tem como propósito estimular a criação de novos produtos e serviços pelas ACEs, com efeitos positivos sobre a geração de receitas e captação de associados, além de dotar dirigentes de ACE’s de competências específicas para composição de projetos de desenvolvimento local e regional. “São difundidas e implementadas boas práticas de gestão associativa e instituídas ações de reação ao atual momento socioeconômico pelo qual passam as empresas associadas, nos territórios de atuação das ACEs, participantes do projeto Transformar”, complementa Rodrigues.

Gilmar Barboza, autor metodológico e facilitador das ações de capacitação, reitera que o Transformar desperta e mobiliza os públicos-alvos do projeto para atuação em rede, proposição de iniciativas de melhoria do ambiente de negócios e para a criação e implementação de serviços de vanguarda nas ACEs”.

As ACEs, por seu caráter multifacetado, representam um dos mais sofisticados modelos de empreendimento social, pois “a atuação cotidiana dessas organizações requer alto grau de profissionalismo e preparação por seus corpos técnico e diretivo”, reitera o consultor.

O Transformar enfatiza a formação e a oferta de subsídios técnicos a lideranças empresariais, para que cumpram seu papel de atuação em políticas públicas de interesse empresarial e na melhoria do ambiente de negócios em seus territórios de atuação. Para o público constituído por executivos e colaboradores das ACEs, o enfoque prioritário é na decodificação das reais necessidades dos associados, na implantação de serviços e na implementação de modelo de planejamento estratégico.

Para o presidente da ACE de São Sebastião do Paraíso, Sr. Ailton Sillos, “Já percebemos, nas primeiras aulas, que esse Projeto vai nos ajudar a transformar ideias em oportunidades, quebrando paradigmas para grandes transformações na minha entidade. Nunca tinha visto uma coletânea de dados, informações e orientações tão apropriadas.”

De acordo com Denise Coronado, executiva da ACE de Divinópolis, “de forma extremamente didática, é possível perceber como o Projeto consegue ampliar nosso horizonte sem perdermos a nossa identidade. Mostra-nos como a entidade pode contribuir na construção da agenda de desenvolvimento local e regional. E mais interessante é pensar na conexão com outras ACEs.”

O coordenador nacional do Projeto pela CACB, Eduardo Vieira, enaltece a assertividade do conteúdo e formato propostos: “Registramos ótimo grau de participação e satisfação com as ações realizadas. A grade de capacitação reflete a reais demandas e necessidades, relativas ao fortalecimento da cultura associativa, percebidas pelos presidentes das Federações que integram a CACB”. Certamente conseguiremos atingir o nosso grande objetivo de fomentar a promoção da melhoria do ambiente de negócios no país, mesmo no cenário de pandemia.

Mais de 100 Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais já aderiram ao Projeto Transformar. Ao todo, foram registrados mais de 300 participantes inscritos entre lideranças empresariais e colaboradores que integram os quadros das ACEs: presidentes, dirigentes, executivos, membros da Câmara da Mulher Empreendedora da Federaminas e Federaminas Jovem, procedentes de todas as regionais que integram o Sistema Federaminas – Metropolitana, Leste, Sul, Noroeste, Jequitinhonha e Mucuri, Triângulo e Paranaíba, Centro-Sul, Norte e Zona da Mata.

A capacitação culmina com a apresentação de projetos de natureza coletiva ou regional pelos participantes, o que assegura que, além dos conhecimentos repassados, o Transformar incorpora o intento de provocar uma autêntica metamorfose nas ACEs.

Quem não teve a oportunidade de participar das turmas que já se iniciaram terão a oportunidade de participar de uma última turma, que começará em novembro.

Para informações adicionais sobre novas turmas do Projeto Transformar, gentileza entrar em contato com:

Manoel Ignácio
Setor de Relacionamento e Articulação com as Associações Comerciais da Federaminas
Contato: (31) 98894-2105.

Assessoria de Impressa Federaminas

 

Comentários

Mais vistos