REDES

Presidente da Federaminas empossa novos membros do CEAT

Em cerimônia virtual na tarde de segunda-feira (05/04), o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), Valmir Rodrigues da Silva, empossou os novos membros do Conselho Estadual de Assuntos Tributários do Estado de Minas Gerais (CEAT), que terão mandato até 31 de dezembro de 2022.

 
O diretor Jurídico da Federaminas, Carlos Alberto Moreira, abriu oficialmente a cerimônia, que contou com a brilhante palestra João Henrique Hummel Vieira, da Action Relações Governamentais. Ele falou sobre as atividades desenvolvidas pela CACB junto ao Congresso Nacional, destacou a necessidade de envolvimento das Federadas e expôs suas percepções quanto aos projetos de Reformas Tributárias no Congresso Nacional.
  Na sequência, o presidente da Federaminas apresentou o modelo associativista, composto pelo sistema Federaminas, destacando as qualidades, avanços e importantes conquistas do setor em Minas. Rodrigues cumprimentou os empossados e desejou uma gestão repleta de avanços benéficos para o setor. 

O presidente da CEAT, Marcelo Jabour Rios, ressaltou a importância do Conselho de Assuntos Tributários e falou sobre as ações mais relevantes da entidade. A cerimônia também contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Rosa Maria Abreu Barros, além dos conselheiros eméritos indicados pela OAB/ MG e CRC/MG, Dr. João Paulo Fanucchi de Almeida Melo e Eunice Fabiana de Carvalho respectivamente. 


Conheça os novos conselheiros da CEAT




PRESIDENTE

MARCELO JABOUR RIOS

VICE PRESIDENTE - JURÍDICO

CARLOS ALBERTO MOREIRA ALVES

VICE PRESIDENTE – CONTÁBIL

CHRISTIANE FERRAZ DE SOUZA DUTRA ROCHA

SECRETÁRIO EXECUTIVO

FREITRICH A. R. HEIDENREICH

CONSELHEIRO EMÉRITO 01 - OAB MG

JOÃO PAULO FANUCCHI DE ALMEIDA MELO

CONSELHEIRO EMÉRITO 02 - CRC MG

EUNICE FABIANA DE CARVALHO

CONSELHEIRO EMÉRITO 03 - CRA MG

WANDER LUIS SILVA

COSELHEIRO

BERNARDO MOREIRA

COSELHEIRO

DALMAR PIMENTA

COSELHEIRO

DÉBORA CRISTINA DOS SANTOS VAZ

COSELHEIRO

FLÁVIA VILELA CARAVELLI

COSELHEIRO

ISABELA BRAGA VIEIRA BAIÃO SALGADO

COSELHEIRO

JANIR ADIR MOREIRA

COSELHEIRO

JOÃO HENRIQUE GALVÃO

COSELHEIRO

JOÃO MANOEL ROLLA

COSELHEIRO

JUSELDER CORDEIRO DA MATA

COSELHEIRO

MARCELLE REZENDE COTA

COSELHEIRO

MARCELO BRAGA RIOS

COSELHEIRO

MARCELO NOGUEIRA

COSELHEIRO

MARCO TULIO FERNANDES IBRAIM

COSELHEIRO

MARIO CESAR MAGALHAES MATEUS

COSELHEIRO

RAFHAEL FRATTARI

COSELHEIRO

SERGIO HENRIQUE MOREIRA COSTA

COSELHEIRO

THIAGO CHAVES GASPAR BRETAS LAGE

COSELHEIRO

TULIO CESAR SILVA

COSELHEIRO

TULIO MIRANDA DE CARVALHO

COSELHEIRO

VALTER LOBATO

COSELHEIRO

PILAR COUTINHO


Os objetivos do CEAT

 
Além de esclarecer os diversos questionamentos do empresariado mineiro sobre assuntos tributários, o Conselho de Assuntos Tributários também analisa eventuais modificações na legislação tributária. 


Outra função do CEAT é a realização de estudos, debates e análises sobre conteúdos de ordem tributária, indicando possíveis ações políticas para minimizar os problemas relacionados às constantes alterações na legislação, e com isso definir alinhamento e ações dos representantes da Federaminas junto aos órgãos responsáveis. 


CEAT realizou primeira reunião de 2021 


Após a cerimônia de posse dos novos conselheiros, aconteceu a primeira Reunião Plenária do CEAT Federaminas conduzida pelo presidente Marcelo Jabour. Foram apresentados o Relatório atividades 2020 e o Planejamento 2021. 


Além disso, foram definidos Grupos de Trabalho sobre os seguintes temas: Reforma Tributária, processo Administrativo Tributário Municipal, caderno ICMS, anteprojeto RICMS, observatório das decisões CCMG, tributação das micro e pequenas empresas.   


Assessoria de Comunicação da Federaminas