REDES

Parceria entre Federaminas e Associação Industrial de Portugal fomentará setor industrial mineiro e português

A Federaminas fechou um grande acordo de parceria com a AIP (Associação Industrial Portuguesa/Câmara de Comércio e Indústria), para estabelecer uma ativa cooperação nas ações de promoção e de acompanhamento de empresas, com vistas à realização de operações de cooperação industrial, comercial e de inovação.

Esta parceria contemplará a troca regular de informações e documentação de natureza técnica relacionada com matérias de interesse recíproco, identificando empresas que procurem parceiros com destaque para os setores industriais, comerciais e Startups, que já tenham potencial para o desenvolvimento de negócios entre Minas Gerais e Portugal. Outro ponto acordado é o estabelecimento de relações e acompanhamento técnico entres as empresas aptas a responderem às propostas recebidas. A parceria também atuará na capacitação do setor empresarial, com a realização de missões empresariais, conferências, seminários e de uma maneira geral, todas as iniciativas que possam contribuir para os objetivos traçados.

Desta forma, será criado um Conselho Empresarial que com reuniões regulares, terá funções de estimular, coordenar e acompanhar as ações promovidas, onde centralizará os pedidos, qualificará as oportunidades e coordenará as ações a serem criadas.

A AIP colocará à disposição da FEDERAMINAS, uma estrutura de Serviços de Informação e de Cooperação Internacional, para promover as oportunidades empresariais brasileiras entre o meio empresarial português e da fatia da União Européia que o enquadra, uma vez que existe uma alto grau de internacionalização da economia portuguesa e o fato desta fazer parte de um mercado europeu aberto e sem fronteiras, além de ser integrante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP. Já a FEDERAMINAS disponibilizará os seus serviços de apoio e divulgará todas as oportunidades e informações de que disponha sobre as atividades desenvolvidas pela AIP na região, uma vez que mantém contatos privilegiados com todas as entidades do Estado e possui conhecimento profundo da situação relativa ao relacionamento Portugal/Minas Gerais.
De acordo com o presidente da Federaminas, Emilio Parolini, "vários fatores foram analisados para a formalização desta parceria. Consideramos a importância do mercado Brasileiro, em geral, e do Estado de Minas Gerais em particular, assim como as perspectivas de crescimento da economia brasileira a médio prazo e os laços históricos e culturais em Portugal. Consideramos também a necessidade de reforçar o apoio prestado às empresas industriais, comerciais e Startups em Portugal e no Estado de Minas Gerais, em termos de investimento português no Brasil e do investimento brasileiro em Portugal. Vale também destacar o papel importante da Otimiza para a assinatura deste documento".