REDES

Outubro Rosa - Novembro Azul | A FEDERAMINAS apoia essa causa!

Outubro chegou ao fim. A campanha do Outubro Rosa reforça a importância da prevenção da mulher contra o câncer de mama e continuará durante o ano com as ações de salvar vidas de mulheres. Todas devem prosseguir nos cuidados com a saúde, fazendo exames periódicos.


As fitas rosa, afixadas na roupa de ativistas, lembram a todos da necessidade de hábitos saudáveis de boa nutrição e atividade física para reduzir o risco de a mulher desenvolver a doença.

De acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, a doença é mais comum entre as mulheres. É o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, uma vez que o câncer de mama ainda é diagnosticado em estádios avançados. Por isso é tão importante realizar os exames anuais. O diagnóstico precoce é seu maior aliado. Previna-se!

Novembro se inicia. Esse mês foi escolhido para a campanha Novembro Azul porque se comemora no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Com o símbolo de um bigode, a campanha tem por objetivo conscientizar os homens a realizarem o exame de prevenção contra o câncer de próstata.


Segundo o INCA, esse tipo de câncer é considerado o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticado em homens acima dos 65 anos, e somente menos de 1% é diagnosticado em homens abaixo dos 50 anos.

Diversas instituições, como a Federaminas e Federaminas Mulher, apoiam as duas campanhas divulgando informações e conscientizando homens e mulheres sobre a importância de se prevenirem ou descobrirem a doença na fase inicial, quando as chances de cura ainda são grandes.

Portanto, se você ainda não fez o seu exame de prevenção contra o câncer (de mama ou de próstata), a hora é agora!