Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

NOTA DE SOLIDARIEDADE

29 de janeiro de 2020 - 15:58

 

Consternada diante do quadro de calamidade que se verifica em diversas regiões do nosso Estado, em decorrência das chuvas torrenciais que têm castigado os mineiros nos últimos dias, a Federaminas manifesta às Associações Comerciais – extensivamente aos empresários seus filiados – nos mais de 100 municípios que se encontram em situação de emergência a sua total solidariedade neste momento de grave dificuldade.

Na condição de uma das mais expressivas entidades representativas da classe empresarial mineira, e a de maior capilaridade em Minas Gerais, a Federaminas de imediato está realizando gestões junto aos poderes públicos para apresentar pedidos de providências objetivando minorar as acentuadas dificuldades enfrentadas pelos empresários localizados nessas áreas.

Ao governador Romeu Zema, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, está pleiteando o estabelecimento de regime especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com prorrogação do prazo de vencimento do tributo, para atender às empresas afetadas nos municípios em estado de emergência incluídos pelo Governo no Decreto nº 35, de 25 deste mês.

Junto ao presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sérgio Gusmão Suchodolski, a Federaminas está solicitando a criação de linha de crédito especial, com taxas abaixo das de mercado, prazo de carência igual ou maior que o previsto no Decreto nº 35 e flexibilização dos critérios para concessão do financiamento às empresas afetadas pelas chuvas.

Ao mesmo tempo, o presidente Valmir Rodrigues pleiteia junto ao diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais, Reynaldo Passanezi Filho, a prorrogação do prazo de cobrança das contas de energia elétrica e o parcelamento de eventuais débitos para os consumidores localizados nas cidades cobertas pelo Decreto nº 35, inclusive com a carência prevista nesse instrumento.

Essas ações visam a contribuir para que tais empresas tenham apoio para se recuperar das dificuldades atuais e, assim, dar continuidade ao seu importante papel de gerar emprego e renda, fortalecendo a economia municipal e, consequentemente, a do Estado.

Estejam certas as nossas Associações Comerciais que providências imediatas como as que estão sendo tomadas agora, em seu benefício e no dos empresários seus filiados, são um exemplo do perfil de trabalho que marca a nova gestão da Federaminas.

O Sistema Federaminas busca, desta forma, fortalecer ainda mais o nosso movimento associativo empresarial.

Valmir Rodrigues da Silva
Presidente

Comentários

Mais vistos