Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Governo lança consulta pública sobre Minas Consciente

17 de julho de 2020 - 12:19

 

Com o objetivo de colher contribuições da população e dos prefeitos sobre o Minas Consciente, o Governo de Minas abre, a partir desta quinta-feira (16/07), às 12 horas, uma consulta pública sobre o programa de retomada gradual e segura da economia no estado durante a pandemia do coronavírus. O que se pretende é aprimorar o programa fazendo adaptações de acordo com as necessidades dos mineiros e a realidade de cada região. A consulta ficará disponível uma semana e todos podem participar enviando sugestões até a próxima quarta-feira (22/07), pelo site www.consultapublica.mg.gov.br. A abertura da consulta pública foi definida durante a reunião semanal do Comitê Extraordinário Covid-19.

A expectativa é que o programa passe por alterações a fim de se adaptar ao novo momento da curva de contaminação. Nos próximos dias, Minas deve atingir o chamado platô, quando o número de casos e óbitos se estabiliza. Embora os números devam se manter constantes nas próximas semanas, a pandemia está longe do fim e todos os cuidados precisam ser mantidos para que não haja sobrecarga no sistema de Saúde em Minas Gerais. Por isso é preciso continuar tomando todos os cuidados: usar máscara, manter o distanciamento social e sair apenas quando for necessário.

O Comitê também autorizou alguns avanços nas ondas do plano Minas Consciente. Após apresentarem melhora em alguns índices, como taxa de ocupação de leitos, as regiões Norte e Sul avançam para a onda amarela do plano, que prevê a liberação de mais atividades econômicas. Poderão reabrir salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias, papelarias, entre outros serviços.

Enquanto isso, as regiões Noroeste e Sudeste poderão avançar para a onda branca, se juntando às macrorregiões Centro-Sul e Leste do Sul. Assim, será permitida a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas. Todas as outras regiões do estado estão mantidas na onda verde do plano. A orientação é para que que essas localidades mantenham abertos somente serviços essenciais, como padarias, farmácias e supermercados.

Até o dia 15 de julho, 199 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando mais de 4,1 milhões de mineiros.

Plataforma digital do Minas Consciente

A partir desta quinta-feira, todas as informações sobre o Plano Minas Consciente podem ser acompanhadas em tempo real. A ferramenta, alimentada pelas equipes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Saúde (SES), foi implementada com objetivo de dar transparência aos dados e simplificar o entendimento da população quanto ao desenvolvimento da retomada gradual do comércio, serviços e outros setores em Minas Gerais.

Por meio de cliques, é possível acompanhar os municípios que aderiram ao plano e identificar as macrorregiões de Saúde por ondas do Minas Consciente, de acordo com os protocolos previstos para cada onda.

A plataforma digital também oferece informações sobre a população total impactada pelo Minas Consciente. Os dados são distribuídos por habitantes impactados, como porcentagem da população por cada macrorregião, além do mapa do estado com os municípios que aderiram ao plano por número de habitantes. A ferramenta também dá luz aos dados econômicos do estado, detalhado pelo PIB de cada município.

 

Assessoria de Comunicação da Federaminas

Comentários

Mais vistos