REDES

Federaminas promove tradicional evento em homenagem ao empresariado mineiro

Mérito Empresarial 2021 será no dia 30 de novembro


  A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas) promoverá, no dia 30 de novembro deste ano, o seu já tradicional evento "Mérito Empresarial 2021", uma homenagem ao empresariado mineiro que escolherá o empresário do ano de 2021. No ano passado, devido à pandemia, o evento não pôde ser realizado. E, apesar das condições sanitárias em Minas Gerais terem melhorado graças à vacinação, ainda não será possível a realização do tradicional jantar de confraternização em função das medidas de restrição por causa da Covid-19. O evento, tradicionalmente prestigiado por mais de mil pessoas, acontecerá no dia 30 de novembro, terça-feira, às 20 horas, no Grande Teatro do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537 - Centro), em Belo Horizonte.  

Os presidentes das ACEs já iniciaram, em suas cidades, o processo de escolha do empresário do ano a ser homenageado durante a solenidade e estão enviando para a Federaminas o nome indicado com seu respectivo currículo. A indicação e os dados devem ser enviados até o dia 29 de outubro, juntamente com uma foto 3x4 do empresário ou empresária escolhido. 

Para a inscrição do seu indicado, a associação deve pagar uma taxa destinada a colaborar na cobertura das despesas do evento (sessão solene, medalhas etc.), além de estar em dia com o recolhimento das suas mensalidades junto à tesouraria da Federaminas. Além disso, a taxa de R$ 980,00 dá direito a oito convites (entre homenageado, familiares e ACE), que serão encaminhados via Correios dias antes do evento. Os boletos serão encaminhados para a ACE após o recebimento da indicação. As entidades que necessitarem de mais convites deverão solicitá-los à Federaminas até o dia 15 de outubro. 

Mais informações: (31) 3078-7000 (Cidinha)  

XXIII Congresso das ACEs




 



























No dia seguinte ao evento, entre os dias 1º e 3 de dezembro, será realizado o XXIII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais, uma importante ocasião de contato e troca de conhecimentos entre as ACEs mineiras com uma intensa programação. O tema deste ano será "Seu negócio pós-pandemia: a retomada". 

Uma das principais consequências da pandemia foi o afastamento social e, com isso, a migração para o trabalho em formato home office, reuniões on-line, treinamentos virtuais e grandes mudanças na rotina empresarial. Dentre as medidas para se conter a propagação do vírus, tivemos o fechamento do comércio e o conseqüente agravamento da crise econômica. Muitos empresários foram obrigados a realizar corte de custos, o que elevou os índices de desemprego em todo o país e muitas perdas financeiras. Há mais de um ano e meio vivemos um cenário de medo, angústia e incertezas gerado pela Covid-19. Esse quadro impactou na saúde física e mental de todos. 

Ciente desses desafios, a Federaminas, cumprindo o seu papel de liderança empresarial, buscou alternativas para auxiliar os empresários neste momento difícil e criou projetos e campanhas como o "Abrace a Força de Minas", "Associa Minas" e outras. 

Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, é possível ver uma luz no fim do túnel e a realidade se apresenta totalmente diferente do que era antes da pandemia. Surgiram novas formas de trabalhar, de comunicar, de vender, de atender, de negociar e o comércio on-line ganhou muito mais notoriedade. E mesmo diante das dificuldades impostas, os empresários mineiros mostraram sua determinação e não desistiram do setor. O número de atividades encerradas em 2020 foi menor se comparado ao ano de 2019. De acordo com Sebrae Minas, em 2020, foram 116.144 negócios encerrados e, em 2019, foram registrados 358.509 empreendimentos fechados. Nos últimos três meses, o Índice de Confiança dos Empresários está positivo. 

Nesse sentido, o tema do Congresso, com foco na retomada do seu negócio, contará com palestras nacionais e internacionais, workshops, painéis e treinamentos específicos para os empresários estarem ainda mais preparados para a retomada econômica. O evento será no formato híbrido e os participantes presenciais terão acesso a conteúdos exclusivos.  
 
Assessoria de Comunicação da Federaminas