Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Federaminas promove capacitação para consultores e executivos do Empreender

25 de junho de 2018 - 11:08

 

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) nos dias 13 a 15 com o apoio do programa Al-Ivest e CACB, a Capacitação de Consultores e Executivos do Empreender. O evento reuniu representantes de 22 ACEs, sendo 33 participantes envolvidos na implantação e execução do Empreender em suas cidades.
No primeiro dia de evento, o foco principal foi a oficina de Plano de Manejo de Crise, ministrada pelo consultor e coordenador estadual do Empreender Nilson Borges e um bate-papo com o consultor Gilmar Mendes.
No segundo dia (14) de treinamento, a abertura dos trabalhos e a recepção dos participantes ficaram por conta do presidente da Federaminas, Emílio Parolini, que ressaltou a importância de cada município na construção do desenvolvimento econômico do estado, referindo-se aos feitos do Empreender e sua potencialidade com esse. Ele também ouviu as expectativas e desejos dos consultores, executivos e presidentes presentes para a capacitação.
Em seguida, a condução do treinamento ficou com as palestrantes Lorena Godoy e Ludimila Carvalho, que expuseram temáticas relevantes para o desenvolvimento de um bom consultor com o tema“Líder Influenciador – ferramentas de alto desempenho”. O segundo momento da manhã foi com a fonoaudióloga e palestrante Mariela Parolini, que desenvolveu dinâmicas voltadas para a assertividade na comunicação e, com um bate-papo, mostrou aos participantes a importância de comunicar para se conectar. Os temas ministrados na primeira parte do dia  foram pensados nos fatores necessários à formação de consultores qualificados para  condução do Empreender em Minas.
À tarde, a continuidade dos trabalhos foi focada em dar voz aos consultores presentes e na breve apresentação da metodologia do Empreender. Foram convidados quatro consultores para compartilhar os cases de sucesso dos seus núcleos setoriais com os demais participantes. Gabriella Pinheiro,  consultora do Empreender em Ouro Preto, apresentou a ação “Imposto beneficente” do Núcleo de Contadores da ACE.
De cunho social, ela conferiu visibilidade e credibilidade ao segmento na cidade. Ana Angélica, consultora do Empreender em Juruaia, mostrou o case do Núcleo Setorial Sabores de Juruaia, que reúne empresários do segmento de gastronomia que se tornaram marca registrada no município quando, através do Empreender, passaram a organizar eventos de grade porte, como o  festival gastronômico Sabores de Juruaia  e o Arraial da Aciju, entre outros.  A consultora do Empreender Flaviane Marçal, da cidade de João Pinheiro, compartilhou com os demais um pouco sobre o ciclo de capacitações desenvolvido com mais de 30 produtores rurais, através do Núcleo de Fruticultura, e os resultados satisfatórios gerados pela união desse segmento até a chegada do processo de comercialização de parte da  produção, em parceria  com a empresa Maguary. Finalizando o painel de cases, a consultora do Empreender em Uberlândia Natasha de Moura Furtado, que falou sobre a trajetória de anos de sucesso da Associação Comercial e Industrial da cidade com o programa Empreender. Ela explicou como os 39 núcleos setoriais existentes na ACE se mantêm de maneira sustentável e produtiva. Ainda dentro do painel, a consultora Erica Paschoine, de São Sebastião do Paraíso, fez referência ao recém-criado Núcleo de Gastronomia da ACE.
A apresentação da Metodologia do Empreender ficou por conta de Yonara Medeiros, do Paraná, que é consultora credenciada do Sebrae, especializada em moderação e condução de grupos e disseminadora dessa metodologia pela CACB. Yonara repassou aos participantes do evento a história do Programa Empreender até a fase de sua implementação  dentro das ACEs, e finalizou sanando as dúvidas então levantadas.
No último de dia da capacitação, aconteceu a palestra de oficina de Elaboração de Projetos no MROSC, tema ministrado por Rogério Moreira, especialista em gestão pública, advogado e consultor empresarial, que despertou interesse ao tratar de formas de gerar a captação de recursos públicos para projetos nos municípios. O restante das atividades do dia continuou sob a condução da consultora Yonara Medeiros, que trabalhou com os participantes de forma prática a identificação de possíveis núcleos setoriais e fortalecimentos dos núcleos existentes, através das ferramentas de planejamento do Empreender.

Comentários

Mais vistos