REDES

Federaminas lança projeto para desenvolver as Associações Comerciais

Em parceria com a Confederação das Associações Comercias do Brasil – CACB e o Sebrae, a Federaminas lançou na manhã de hoje o Projeto Transformar que irá desenvolver as Associações Comerciais e Empresariais, capacitando os seus presidentes, diretores e gestores, otimizando o ambiente de negócios para ampliação das políticas públicas, tornando as ACE`s sustentáveis e referência em seus municípios.

O lançamento ocorreu pela TV Federaminas com a participação do Sebrae Nacional, através do Presidente Carlos Melles, do  Diretor Técnico Bruno Quick e do Sebrae Minas, através do Diretor Superintendente Afonso Maria Rocha, além da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB, através do Presidente George Teixeira e a equipe técnica do projeto Transformar.

Em sua fala, o presidente da Federaminas Valmir Rodrigues ressaltou a importância de ações que promovam as ACES, gerando sustentabilidade. “O projeto Transformar está alinhado com o nosso planejamento estratégico que identificou a necessidade de desenvolver ainda mais as nossas ACEs e promover um ambiente para troca de experiências. Para isso, estamos dedicando esforços para desenvolver não só as entidades, mas também as regionais, com o firme propósito de atrair oportunidades para as ACEs e torná-las referência em seus municípios.”

Segundo Melles, “o nome do projeto “Transformar” foi muito feliz, pressupõe uma transformação e o empreendedor tem sede de resultados”. Melles destacou ainda a força da união e da representação política quando apoiada com a representatividade dos participantes da proposta deste projeto. Lembrou que o comércio é muito forte porque trata do relacionamento de pessoas. Colocou o Sebrae Nacional à disposição da Federaminas e do Estado de Minas Gerais para ampliação do projeto, que com certeza, será um sucesso! 

De acordo com o presidente da CACB George Teixeira, o projeto é importantíssimo para o desenvolvimento das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais, uma vez que vai capacitar os seus dirigentes, presidente e gestores destas entidades e com isso alavancar o potencial das associações nos municípios. Disse ainda, que o projeto será uma “ponta de lança” para vários outros na grande parceria entre a Federaminas e a CACB, colocando todo o corpo técnico à disposição da Federaminas e suas entidades associadas.

Projeto piloto do Transformar foi realizado em Minas

Minas Gerais foi  escolhida pela CACB para realizar a primeira amostra do projeto Transformar, que foi realizada pelas associações comerciais da região do Médio Piracicaba. A eficácia do projeto e os resultados obtidos em terras mineiras foram atestados e aprovados pelas entidades contempladas que destacaram ser uma excepcional ferramenta para auxiliar na capacitação da diretoria e dos gestores da ACE`s, trazendo estímulos para criação de novos benefícios e parcerias, com efeitos positivos sobre a geração de receitas e captação de novos associados.


A CACB destacou que está sendo feita uma ampliação do projeto para outros estados do Brasil, a exemplo do Maranhão e do Espírito Santo.

Conheça o projeto Transformar:

O Transformar é um projeto de capacitação de lideranças empresariais, cujo objetivo é formar líderes e gestores de Associações Comerciais e Empresariais para que cumpram o seu papel de atuação em políticas públicas de interesse empresarial e na melhoria do ambiente de negócios em seus territórios de atuação.


Dentre os vários resultados esperados com o projeto, estão o aumento da receita das ACE`s, a expansão do quadro de associados e o estudo da viabilidade e posicionamento estratégico e sua atuação sobre a competitividade sistêmica das empresas (ambiente de negócios).


A contrapartida exigida para que as Associações Comerciais e Empresariais participem do projeto Transformar é tão somente o engajamento e a participação efetiva das mesmas.

Saiba como participar:
Para mais informações entre em contato com a Federaminas através do e-mail: relacionamento@federaminas.com.br, ou pelo telefone (31) 98312-2568, falar com Manoel Ignácio.