REDES

Evite fraudes em bancos: confira 3 dicas para ajudar você

Você ainda vai à agência bancária para mexer na sua conta e fazer pagamentos, consultar extrato, sacar dinheiro, por exemplo? Saiba que existem grandes riscos de sofrer fraudes em bancos, mesmo para quem prefere resolver tudo no caixa eletrônico.

Evite fraudes em bancos

Muitas pessoas preferem ir nas agências por terem receio de lidar com seus dados bancários pela internet. Vou te dizer uma coisa, risco temos em todos os lugares! É preciso se prevenir e saber como agir em cada situação. Para isso, confira três dicas abaixo:

Não aceite ajuda de estranhos

Se você não sabe muito bem como mexer no caixa eletrônico, vá acompanhado de algum parente ou amigo que te ajude. Essa pessoa tem que ser de sua confiança e que possa apenas ajudar a encontrar as informações. Nada de divulgar seus dados, ainda mais em voz alta dentro da agência.

Não tire os olhos dos seus documentos

Não perca de vista seu RG, número do CPF e o cartão de crédito ou débito. Muitos fraudadores tiram fotos dos documentos para usar os dados depois e aplicar o golpe. Então, tenha cuidado ao mexer na carteira, para nenhum dado importante ficar à mostra.

Aceite fazer transações pela internet

Na internet, os riscos maiores são os das pessoas que acessam sites suspeitos, não usam antivírus e acessam Wi-Fi públicos. Se você não faz nada disso, o risco de fraudarem você pela internet, ao acessar seu computador é muito menor. E pode ser mais seguro fazer algumas transações pelo aplicativo ou pelo site oficial do banco.

Outra dica para fazer transações bancárias pela internet, é nunca acessa o aplicativo ou site em lugares muito lotados. Em situação assim, ambientes movimentados, onde as pessoas possam ver claramente o que está fazendo.


Cuide dos seus dados

Quer cuidar ainda mais dos seus dados e monitorar seu CPF 24h por dia? Para concluir muitas fraudes, o CPF é documento essencial e por isso, você deve protegê-lo muito bem.

Com o Serasa Antifraude, você monitora seu documento. E é notificado a cada consulta feita no seu CPF, negativações e você pode saber se sofreu alguma fraude.

 

Essa dicas ajudam você a evitar fraudes em bancos, proteger suas informações e seu bolso. Se curtiu o texto, compartilha com família!