Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Especialistas compartilham informações sobre Imposto de Renda em bate papo jurídico

25 de junho de 2020 - 11:25

 

A TV Federaminas transmitiu, nesta terça-feira (23/06), o 20º Bate Papo Tributário da Federaminas coordenado pelo Marcelo Jabour Rios, advogado, professor e presidente do Conselho de Assuntos Tributários da Federaminas (CEAT). O tema desta edição – “A importância de se planejar a declaração do IR da pessoa física para o exercício do ano seguinte” – contou com os convidados Alessandra Brandão Teixeira, doutora em Direito Tributário, professora, consultora, diretora-adjunta do Departamento de Direito Tributário do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e diretora da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) e Mário Mateus, empresário, palestrante, mentor estratégico, advogado, contador, com MBA em Direito Tributário e especialista em Estratégia e Inovação de Negócios pela Wharton University of Pennsylvania. O assessor jurídico da Federaminas, Freitrich Heidenreich também participou do bate papo.

 

 

Planejamento e organização com antecedência foram os principais conselhos dos convidados na hora de se fazer a declaração do Imposto de Renda. Atenção a cada detalhe, principalmente com as notas de despesas médicas, por exemplo, para se evitar a malha fina, também foram aspectos ressaltados pelos especialistas. Segundo eles, a Receita Federal, além de ter profissionais de excelência, tem investido cada vez mais em estratégias de checagem de informações, cruzamento de dados para fiscalização com objetivo de identificar possíveis fraudes nas declarações. Nesse sentido, para se evitar problemas com o leão, o ideal é guardar por cinco anos, de preferência de forma digitalizada, toda a documentação referente à declaração de IR, ser muito organizado e criterioso.

 

Mas mesmo para quem deixou o IR de pessoa física deste ano para a última hora, Alessandra e Mário deram dicas preciosas de como evitar os principais equívocos e entregar a declaração a tempo. “A pandemia do novo coronavírus desorganizou a vida das pessoas, a mudança em relação a não se poder mais deduzir o INSS da doméstica também causou confusão, mas ainda dá tempo de colocar tudo em ordem e cumprir os prazos”, frisou Mário Mateus.

 

Eles também compartilharam dicas para se planejar melhor para a declaração do IR 2021. “Planejamentos prévios podem reduzir as cargas tributárias ao fazer a declaração do ano seguinte. No Brasil, temos um problema que é a falta da educação financeira e isso é muito grave. As pessoas pensam que é errado ter dinheiro. Com planejamento, é possível reduzir o imposto agora e ter uma renda no futuro. Mas é preciso começar a se preocupar com isso agora”, destacou Alessandra Brandão Teixeira.

 

O 20º Bate Papo Tributário da Federaminas pode ser assistido no link www.federaminas.com, canal oficial da TV Federaminas com cursos e lives oferecidas.

 

 

Assessoria de Comunicação Federaminas

 

 

 

 

Comentários

Mais vistos