06 de Novembro de 2020
Toda a equipe Federaminas participa desde outubro/20 do Projeto Trilha da Comunicação, que percorre um caminho de desenvolvimento e capacitação profissional interno na área da comunicação, composto por 5 etapas, com carga horária de 8 horas cada:
1. Oratória - desenvolve e valoriza a comunicação verbal, aplicando técnicas e exercícios de oratória, voz, fala, linguagem, fortalecimento da autoestima e aprimora a capacidade de se expor em público com eficácia.
2. Redação Corporativa - elaboração de textos claros, corretos e objetivos, por meio da comunicação assertiva, que atenda às necessidades comunicacionais da Federaminas, aproximando e conectando seu público interno e externo.
3. Análise da Linguagem Corporal - identifica os sinais emitidos pelos cinco canais da comunicação não verbal e estuda como utilizar a linguagem corporal para gerar influência, confiança e conexão, aprimorando suas relações pessoais e profissionais.
4. Comunicação Não-Violenta - estabelece uma comunicação empática no ambiente social, estabelecendo diálogos autênticos, gentis e transparentes.
5.
Ética e Etiqueta Corporativa - estabelece uma comunicação interna mais
ética, respeitando os valores da Federaminas e visando a melhores
relacionamentos interpessoais.
As capacitações são ministradas pela Consultora
Daniela Theodoro, Especialista em Comunicação e Gestão e Analista
Comportamental. Segundo ela, são as pessoas que constroem e fazem as Instituições
grandes e a Federaminas está no caminho certo, investindo na capacitação de
seus colaboradores.
A iniciativa visa fortalecer as relações interpessoais, éticas e solidárias no ambiente de
trabalho para o atendimento cada vez mais diferenciado às Associações de Minas
Gerais.
Em outubro, os
colaboradores percorreram a primeira etapa da trilha, realizando o curso de
Oratória. Por meio da gravação e análise de vídeos, com apresentações orais, os
participantes puderam perceber seus pontos fortes e quais poderiam desenvolver
para uma comunicação mais eficiente e profissional.
Agora em novembro/20,
o projeto está na segunda etapa (Redação Corporativa). Os participantes redigem
diversos textos profissionais, por meio de oficinas, recebem a correção com feedback da Consultora e analisam os
erros mais comuns de escrita.
O Projeto Trilha
da Comunicação é uma ação inovadora da Federaminas e prosseguirá nos meses
de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021, porque o desenvolvimento não
pode parar!