REDES

Equipe Federaminas na Trilha da Comunicação



Toda a equipe Federaminas participa desde outubro/20 do Projeto Trilha da Comunicação, que percorre um caminho de desenvolvimento e capacitação profissional interno na área da comunicação, composto por 5 etapas, com carga horária de 8 horas cada:


1.    Oratória - desenvolve e valoriza a comunicação verbal, aplicando técnicas e exercícios de oratória, voz, fala, linguagem, fortalecimento da autoestima e aprimora a capacidade de se expor em público com eficácia.

2.    Redação Corporativa - elaboração de textos claros, corretos e objetivos, por meio da comunicação assertiva, que atenda às necessidades comunicacionais da Federaminas, aproximando e conectando seu público interno e externo.

3.    Análise da Linguagem Corporal - identifica os sinais emitidos pelos cinco canais da comunicação não verbal e estuda como utilizar a linguagem corporal para gerar influência, confiança e conexão, aprimorando suas relações pessoais e profissionais.

4.    Comunicação Não-Violenta - estabelece uma comunicação empática no ambiente social, estabelecendo diálogos autênticos, gentis e transparentes.

5.    Ética e Etiqueta Corporativa - estabelece uma comunicação interna mais ética, respeitando os valores da Federaminas e visando a melhores relacionamentos interpessoais. 

As capacitações são ministradas pela Consultora Daniela Theodoro, Especialista em Comunicação e Gestão e Analista Comportamental. Segundo ela, são as pessoas que constroem e fazem as Instituições grandes e a Federaminas está no caminho certo, investindo na capacitação de seus colaboradores. 

A iniciativa visa fortalecer as relações interpessoais, éticas e solidárias no ambiente de trabalho para o atendimento cada vez mais diferenciado às Associações de Minas Gerais.

Em outubro, os colaboradores percorreram a primeira etapa da trilha, realizando o curso de Oratória. Por meio da gravação e análise de vídeos, com apresentações orais, os participantes puderam perceber seus pontos fortes e quais poderiam desenvolver para uma comunicação mais eficiente e profissional.  

Agora em novembro/20, o projeto está na segunda etapa (Redação Corporativa). Os participantes redigem diversos textos profissionais, por meio de oficinas, recebem a correção com feedback da Consultora e analisam os erros mais comuns de escrita. 

O Projeto Trilha da Comunicação é uma ação inovadora da Federaminas e prosseguirá nos meses de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021, porque o desenvolvimento não pode parar!