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Natal: comércio poderá movimentar R$5,59 bilhões em Minas Gerais

19 de dezembro de 2022 - 13:06

Faltam poucos dias para a data mais aguardada do comercio, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Fecomércio MG, a expectativa para o aumento de vendas em relação à 2021 é de 56,4%, no entanto no último ano a porcentagem foi maior, alcançando a marca de 69,6%.

As principais razões que os lojistas e comerciantes acreditam no aumento das vendas no período são: o valor afetivo com a data (44,4%), expectativa/confiança (19,7%), aquecimento do comércio (13,5%), abrandamento da pandemia (10,3%), pagamento do 13° salário (9,0%).

Como estratégia para o aumento de vendas cerca de 53,2% dos empresários devem investir em promoções e liquidações, outros 51,3% irão utilizar propagandas e divulgação e 17,6% deverão ampliar a variedade de produtos e serviços.

As compras deverão impactar positivamente em todos os setores a economia, porém os que mais irão se favorecer com a data comemorativa são: vestuário e calçados (94,7%), livrarias e papelarias (90,0%), varejo alimentício (80,3%), móveis e eletrodomésticos (75%).

O estudo também prevê que 77,6% dos empresários acreditam que os consumidores vão as compras véspera do Natal, na segunda quinzena de dezembro. Cerca de 62,3% dos empresários entrevistados acreditam que o gasto médio deverá ser em torno de R$200,00.

As formas de pagamento que se destacam de acordo com os entrevistados, são as compras feitas por cartão de crédito parcelado (32,9%), cartão de crédito em parcela única (24,9%), crediário ou carnê (6,7%), PIX (5,4%), à vista no dinheiro (4,5%), e à vista no cartão de débito (4,2%).

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio

No levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta para a movimentação de R$65,01 bilhões em vendas, descontando a inflação o aumento poderá chegar à 1,2%, em relação ao último ano. Minas é o segundo estado a ser mais impactado com a movimentação de R$5,59 bilhões, ficando atrás apenas de São Paulo que deverá faturar em torno de R$22,19 bilhões.

Valorização do Comércio Local

Entre festivais e sorteios as Associações Comerciais de Minas, durante o Natal promovem diversas ações com o intuito de estimular as compras e o desenvolvimento do comércio nas cidades e regiões do estado. Ao todo são mais de 60 cidades com campanhas de Natal em todas as partes de Minas Gerais.

A compra no comércio local, gera desenvolvimento para o município e fortalecimento do ambiente de negócios de cada cidade. Consumir dentro do seu próprio município, é um ato de confiança no empresariado da região.

Campanhas de Natal como de nossas federadas, incentivam o capital circular dentro de cada cidade, contribuindo para a estabilização da economia local e possibilitando o crescimento de micro e pequenas empresas.

O presidente da Associação Comercial de São João del-Rei, José Egídio, conta que antes de lançar a campanha a entidade fez uma pesquisa diretamente com seu público, onde a opção de receber dinheiro, ao invés de diferentes prêmios foi a mais votada. “Nosso objetivo é fomentar as vendas de fim de ano e agradar, principalmente o consumidor, estamos promovendo o Natal premiado em dinheiro, inclusive para os colaboradores”, afirma.

Edson Santos, presidente da Associação Comercial de Congonhas, acredita que as ações e campanhas tem o poder de movimentar o comércio da cidade. “O Natal é uma época que se vende bem, mas é importante impulsionar e apoiar o comerciante local. Ações como esta são bastante relevantes para engajar as vendas no final do ano e já estamos pensando nas próximas datas comemorativas”, conta.

Conheça as cidades participantes:

Arceburgo (@associa_arceburgo10)

Andradas (@aciraandradas)

Araújos (@acia_araujos)

Araxá (@acia.araxa)

Arcos (@acecdlarcos)

Barão de Cocais (@aciabac)

Bom Despacho (@cdlacibom)

Caeté (@cdl.caete)

Cachoeira de Minas (@acicamcachoeirademinas)

Capelinha (@aciac_capelinha)

Cassia (@aciccassia)

Carmópolis de Minas (@ascincarcdl)

Carmo do Rio Claro (@acecarmodorioclaro)

Congonhas (@acisccongonhas)

Coronel Fabriciano (@acicelcdl)

Diamantina (@acidcdl)

Frutal (@acifcdlfrutal)

Guanhães (@acig_guanhaes)

Guaranésia (@acigua_guaranesia)

Itabirinha (@aceitamg)

Itanhandu (@aciasiitanhandu)

Itaú de Minas (@aceim_itaudeminas)

Itaúna (@aceitauna)

Ituiutaba (@aciituiutaba)

Jacutinga (@acija_jacutinga)

Janauba (@acijan_janauba)

Lagoa da Prata (@acecdl.lp)

Lajinha (@acialajinha)

Manhumirim (@aciamacdl.manhumirim)

Morada Nova de Minas (@acemorada)

Monte Alegre de Minas (@acecdlmontealegre)

Monte Carmelo (@acias.montecarmelo)

Muriaé (@cdlacemais)

Nova Era (@acianeofic)

Nova Lima (@acenovalima)

Oliveira (@acinololiveira)

Ouro Branco (@adesiap.ourobranco)

Ouro Fino (@aciaourofino)

Ouro Preto (@aceopouropreto)

Patrocínio (@acipcdlpatrocinio)

Pitangui (@acecdl_pitangui)

Porteirinha (@aciportcdlporteirinha)

Pouso Alegre (@acipapousoalegre)

Prata (@aceprata)

Pratápolis (@aciasp.pratapolis)

Raul Soares (@aciraulsoares)

Sacramento (@ace_cdl_sacramento)

Santa Barbará (@acisbcdl)

Santa Rita de Caldas (@aciacs)

Santa Rita do Sapucaí (@acevalesantarita)

Santo Antônio do Monte (@aciasam.cdl)

São Domingos do Prata (@aciapcdlsdp)

São Gonçalo do Sapucaí (@acesgs)

São João Del-rei (@acidelrei)

Serro (@associacaocomercialdeserro)

Taiobeiras (@acecdltaio)

Três Pontas (@acaitp)

Ubá (@aciuba_uba)

Uberaba @aciuuberaba

Varginha (@aciv.varginha)

Viçosa (@casadoempresariovicosa)

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