Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

“Gasto Brasil”: painel em tempo real mostra gastos públicos e ganha apoio da Federaminas

24 de abril de 2025 - 10:22

Desde a última quarta-feira (23), os cidadãos que passam pelo centro de São Paulo têm a oportunidade de acompanhar, em tempo real, quanto está sendo gasto pelos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal. O novo painel eletrônico, batizado de Gasto Brasil, foi instalado na fachada da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e tem como objetivo principal aumentar a transparência sobre o uso dos recursos públicos.

A iniciativa é da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a ACSP, e visa sensibilizar a população sobre a necessidade do controle e da responsabilidade fiscal por parte do Estado.

O painel se baseia em um sistema robusto, com coleta automatizada de dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que são tratados, ajustados e projetados para refletir com precisão os valores pagos pelos entes públicos. A metodologia é continuamente atualizada para garantir a confiabilidade das informações.

A cerimônia de lançamento reuniu lideranças do associativismo nacional, incluindo os 36 integrantes do grupo G50+, e contou com a presença de diversas autoridades e representantes das associações comerciais de todo o Brasil.

Federaminas presente e mobilizada

A Federaminas esteve presente no evento, representada pelo presidente Valmir Rodrigues da Silva, que reforçou a importância da iniciativa como ferramenta de engajamento e cidadania fiscal:

“Transparência é pilar fundamental para uma sociedade mais justa e um ambiente de negócios saudável. O Gasto Brasil é uma ferramenta de conscientização que fortalece o diálogo entre o setor produtivo e a sociedade. Precisamos tornar visível o que muitas vezes está escondido nos portais da burocracia. Esse painel fala com o cidadão de forma direta e objetiva, e isso é transformador”, afirmou Valmir.

Além de apoiar o projeto nacional, a Federaminas lança agora uma campanha estadual, incentivando que todas as Associações Comerciais de Minas Gerais instalarem em suas sedes os painéis do Gasto Brasil e do Impostômetro, tornando-se pontos de referência em suas cidades. O objetivo é que os cidadãos possam ver, de forma concreta, quanto estão pagando de impostos e como os recursos públicos estão sendo utilizados.

“Queremos que as nossas ACEs sejam canais de informação para a população. Essa é mais uma forma de mostrarmos a força e a relevância do associativismo mineiro”, completou Valmir.

Um movimento nacional, com força da base

O Gasto Brasil se junta ao já conhecido Impostômetro, instalado desde 2005 na sede da ACSP, que registra diariamente o total arrecadado em impostos no Brasil. Só em 2025, a marca de R$ 1 trilhão foi atingida cinco dias antes do que no ano anterior.

A expectativa da CACB é que o novo painel seja replicado por meio da rede de federações e associações comerciais em todo o país.

A Federaminas integra o sistema da CACB, que representa um dos maiores coletivos empresariais do Brasil: são 27 federações estaduais, mais de 2.300 associações comerciais e mais de 2 milhões de empresas representadas em todo o território nacional.

“Temos que usar nossa capilaridade para que essa mensagem chegue à população. A força do associativismo vem da base, das nossas ACEs, e é por isso que estamos aqui”, destacou Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB.

A Federaminas segue firme em seu compromisso de promover a cidadania fiscal, a ética na gestão pública e o fortalecimento do associativismo como alicerce para o desenvolvimento do setor empresarial e da sociedade mineira.

Comentários

Mais vistos