Federaminas promove a “Semana do Associativismo”
Movimento representa ganho de reputação e imagem
O dia 30 de abril é a data em que se comemora o Dia Nacional do Associativismo, marca da vida empresarial brasileira que se dá pela união entre empresas com interesses em comum, sendo o principal deles o desenvolvimento sustentável de toda uma cidade, um estado ou uma nação.
“Nós, empresários, somos a força motriz dessa nação. E, unidos, temos mais elementos para lutar por melhores condições para atuarmos num cenário desafiador que é empreender no Brasil”, destaca Valmir Rodrigues da Silva, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais – Federaminas.
De acordo com números do governo federal, em 2022, o país registrou 3.8 milhões de novas empresas. Apenas no primeiro semestre do ano passado, em Minas Gerais foram abertas mais de 210 mil novas empresas. São números que confirmam a pujança do setor produtivo mineiro e nacional.
Para Rodrigues, o associativismo é um instrumento fundamental para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter mais força. “Quando associados, empresários têm maior expressão social, política e econômica e conseguem mais benefícios, mais conquistas que representam ganhos e qualidade para todos os envolvidos”, afirma.
A busca pela parceria com alguma associação permite ainda a troca de experiências e construção de networking. Além disso, o associativismo reduz custos, pois permite preços de produtos e serviços mais em conta. “Fazer parte de uma associação representa ganho de reputação e imagem para o seu negócio e transmite confiança para o cliente. O empresariado é a mola propulsora de uma nação. E, se o empresário estiver unido e em busca de um bem comum, o resultado é certeiro”, ressalta o presidente.
Comemorações
E, para comemorar a data, a Federaminas irá promover ações especiais com relação ao tema durante os meses de maio e junho, com encerramento no dia 01 de julho, quando se celebra o “Dia Internacional do Associativismo”. “Queremos também estimular que as associações comerciais mineiras implementem, neste período, iniciativas que visem o desenvolvimento e fomento do movimento associativista”, ressalta Valmir Rodrigues.