Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Federaminas participa de 1º Encontro Técnico de parceiros do Projeto de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados

25 de outubro de 2023 - 15:59

A Federaminas participou nesta terça-feira (24/10), na cidade administrativa do 1º Encontro Técnico de parceiros do projeto de recoversão produtiva em territórios minerados. O projeto tem como parceiros organizadores: AMIG, IBRAM, FIEMG, SEBRAE, BDMG e Governo de Minas, com várias outras entidades de classe e sociedade civil organizada envolvidas no processo.

O objetivo do projeto é ajudar os municípios e regiões de entorno a construir e implantar estratégias de reconversão produtiva. Desta forma, reduzirão a dependência econômica em relação à atividade minerária, com foco na construção de uma agenda de longo prazo e na constituição de uma governança local qualificada.

Dentre várias entidades e parceiros presentes estavam representantes das Associações Comerciais de Itabirito e também da Associação Comercial de Conceição do Mato Dentro, cidades que estão participando do projeto e serão auxiliadas na identificação de alternativas econômicas que reduzam a sua excessiva dependência econômica da mineração.

O presidente da ACE de Conceição do Mato Dentro, Haécio Lages, foi um dos preletores e disse que a cidade de Conceição do Mato Dentro é relativamente nova na extração minerária (cerca de 8 anos), mas como a mineração trata-se de recurso natural não renovável a cidade já está se preparando.

“Criamos uma aplicação, chamada Fundo Soberano, onde valores são guardados como se fosse uma poupança para utilização no futuro. Até o ano de 2053, pretendemos não depender economicamente da extração do minério, para isso a cidade já está se preparando agora, para que as futuras gerações não sofram tanto com o impacto e não fiquem desamparadas em relação ao desenvolvimento econômico do território e sua região”, diz Haécio.

O vice-presidente da Federaminas Coryntho Filho, presente no encontro, destacou que iniciativas como essa farão com que as inúmeras cidades mineiras que são ‘mineradas’ não sofram no futuro com o término das atividades das mineradoras. Coryntho, citou o exemplo da cidade de Itabira que tem uma previsão de no máximo mais 8 anos de extração minerária, ressaltando a importância das cidades se prepararem para o futuro, diversificando as atividades econômicas das cidades e suas regiões.

O vice-presidente também disse que o projeto vem para auxiliar sobremaneira as cidades a enxergarem novas perspectivas de negócios para o futuro e destacou a importância da criação de fundos Municipal/Regional de desenvolvimento Econômico para implementação de ações.

Comentários

Mais vistos