Economia criativa e inovação: entenda como os dois conceitos estão relacionados
Inovar de forma criativa e autêntica pode ser muito difícil para algumas empresas, o mercado de trabalho pede cada vez mais novas soluções e jeitos de atrair novos clientes. De acordo com as mudanças do mercado surgiu a economia criativa, que propõe uma visão diferente para todos os setores.
Mais comum entre os novos modelos de negócio, a economia criativa se preocupa bastante com o coletivo, a sustentabilidade e a transparência. Esses três pilares norteiam a ideia principal desse conceito, as empresas que adotam esse modelo estão sempre buscando a liberdade para inovar em seus produtos e serviços.
Existem alguns mecanismos dentro da economia criativa para ajudar na criação, como o brainstorming, nele o objetivo principal é reunir a equipe e coletar ideias que podem no futuro ser desenvolvidas. O Design Thinking também é uma técnica bastante usada e consiste em testar o produto com clientes e a partir disso receber o feedback do precisa mudar ou manter.
A inovação pode estar relacionada com a tecnologia ou com novas formas de trabalho, mas nem sempre inovar significa lançar algo novo. Muitas vezes a empresa terá um grande retorno se modificar alguns processos, ou explorar uma ideia que já faça parte da cultura da organização e dos produtos. Por isso, o modelo de economia criativa e seus pilares podem ser uma boa solução para transformar a inovação em algo constante dentro das empresas.
Assessoria de Comunicação da Federaminas