Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Do associativismo à gestão pública: Falcão é eleito presidente da AMM para o triênio 2025-2028

07 de abril de 2025 - 13:03

A força do associativismo voltou a se destacar em Minas Gerais com a eleição do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira (Novo), como novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM). Com 361 votos, Falcão comandará a entidade no triênio 2025-2028, após vencer o atual presidente, Marcos Vinícius Bizarro, que somou 288 votos.

A eleição foi realizada na última sexta-feira (4), na sede da AMM, em Belo Horizonte, e contou com a participação de 649 representantes de municípios filiados. A cerimônia de posse está prevista para o dia 7 de maio, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela entidade no Expominas.

Com trajetória marcada pelo envolvimento com o setor empresarial, Falcão já foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas (ACIPATOS), de 2019 a 2021, e integrou a diretoria da Federaminas na primeira gestão do presidente Valmir Rodrigues da Silva (2020-2023).

A eleição de um ex-dirigente do Sistema Federaminas à presidência da AMM evidencia o papel estratégico das Associações Comerciais como formadoras de lideranças públicas e agentes do desenvolvimento local. Segundo Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas, o resultado “demonstra como o associativismo capacita gestores com visão empreendedora e compromisso com a coletividade”.

Falcão assume a AMM em um momento de grandes desafios para os municípios, especialmente diante das discussões sobre a reforma tributária, a redistribuição de receitas e o equilíbrio federativo. Com experiência na defesa dos interesses do setor produtivo, o novo presidente deverá fortalecer o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada, ampliando a representatividade dos municípios mineiros.

Atualmente, a AMM representa 818 municípios, o que equivale a cerca de 96% das prefeituras de Minas Gerais.

Comentários

Mais vistos