Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Desenvolvimento econômico de Minas é pauta do discurso de Romeu Zema no Circuito E-Minas

10 de agosto de 2023 - 17:43

Governador participou da quinta etapa do evento em Alfenas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, no dia 10 de agosto, da quinta etapa do Circuito E-Minas, realizado em Alfenas, no sul de Minas, pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas – Federaminas e Associação Comercial e Industrial de Alfenas – ACIA.

Na abertura do evento, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva, afirmou que o E-Minas tem como objetivo compartilhar conteúdos atualizados para apoiar a sustentabilidade, movimentar a economia e, principalmente, impulsionar os negócios em Minas Gerais por meio da representatividade do Estado.

“Para encurtar a distância entre as nossas entidades, idealizamos o E-Minas, a fim de reunir as lideranças empresariais, discutir o desenvolvimento do estado e a efetiva participação das associações comerciais e seus associados na construção de novas oportunidades. Somos o terceiro maior PIB do Brasil e temos grande potencial econômico, o que indica que há muitas oportunidades a serem exploradas, principalmente pelo sistema Federaminas”, ressaltou Valmir.

Logo em seguida, Romeu Zema destacou que, “a cada ano que passa, o setor privado calça uma bota de chumbo que só tem o peso aumentado”. Segundo ele, qualquer tributo hoje é muito mais complexo do que há 20 anos. “As burocracias sanitárias também são obstáculos para o setor. Enquanto outros países têm avançado a 100 km por hora, o Brasil caminha a 30”. Zema afirmou que existem grandes burocracias municipais, estaduais e municipais que os empresários precisam lidar. “No passado, o país exportava muitos produtos industrializados. Hoje, só exportamos produtos primários”, disse.

Zema acredita que, se a reforma tributária não for favorável ao empresariado, ficará difícil obter avanços no Brasil, o que deixará o país distante das nações desenvolvidas. Por outro lado, o governador apontou que Minas tem seguido uma lógica diferente no âmbito do desenvolvimento econômico. O chefe do executivo mineiro enumerou ações do governo estadual que têm promovido o crescimento do Estado e simplificado a vida de quem trabalha e de quem investe:

A valorização e simplificação do setor produtivo;

O novo regulamento do ICMS – simplificação e revisão do manual;

O processo de regime especial de tributação analisado com mais agilidade pela Secretaria da Fazenda;

O fortalecimento do setor ambiental;

O monitoramento e segurança das barragens e criação do projeto “Lama Nunca Mais”;

O fornecimento de energia elétrica trifásica para micro e pequenos produtos rurais mineiros que só possuem energia monofásica;

O crescimento na produção e exportação de lítio, mineral da transição energética, e inserção do Estado no projeto mundial “Vale do Lítio”;

A melhoria do sistema de segurança pública.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho, desde o período em que Zema assumiu o governo do Estado (janeiro de 2019) até maio de 2023, 740 mil oportunidades de emprego foram geradas em Minas. Até o fim de sua gestão, o governador promete que o índice chegará a 1 milhão de vagas.

“Estamos ao lado do setor produtivo e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, sempre buscando o crescimento sustentável do estado. Minas vai dar um exemplo para o Brasil, pois temos crescido e somos responsáveis por 9,3% da economia brasileira atualmente, segundo o IBGE. Hospitais regionais serão construídos, as estradas serão melhoradas, as escolas reformadas, mais investimentos serão atraídos e continuaremos na rota de um consistente desenvolvimento econômico, sempre ouvindo e recebendo as demandas das associações comerciais”, pontuou Romeu Zema.

Valmir Rodrigues destacou que é nítido que o governo tem aberto as portas para ouvir o que as entidades empresariais apresentam como necessidade. “Sempre quando vamos dialogar com o Executivo, nos sentimos abraçados pelo ótimo tratamento que recebemos. E isso é o que devemos fazer: levar nossas reivindicações e demandas para o governo por meio das associações comerciais e encontrar soluções para o desenvolvimento econômico”, ressaltou o presidente da Federaminas.

O CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, elogiou o discurso do governador e apontou números que comprovam o crescimento do Estado. “Cumprindo nossa missão de promover empregos, investimentos e negócios, desde o início da gestão Zema, já captamos mais de 350 bilhões de reais e investimos em 182 municípios de Minas Gerais”, apontou Braga.

Já Marcelo Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, destacou a necessidade dos empresários participarem das atividades nas associações comerciais, tomarem a iniciativa e levarem as demandas e problemas para o governo. “Tem muita gente vindo de fora e obtendo muitos lucros aqui em Minas. E nós, que somos daqui, não aproveitamos as oportunidades. O Sebrae Minas dá todo o suporte para que as empresas e as associações comerciais tenham melhores direcionamentos e consigam construir parcerias, atrair investimentos e gerar ótimas oportunidades”, afirmou Marcelo.

Para João Petenuci Neto, presidente da ACIA, o Circuito E-Minas e o diálogo com Romeu Zema foram ótimas oportunidades de colocar Alfenas no caminho do desenvolvimento econômico e mostrar o potencial do município em produzir e gerar oportunidades no comércio e na indústria.

“Somos considerados um núcleo urbano de bastante importância na região sul-mineira e queremos impulsionar ainda mais o nosso protagonismo nos setores de agricultura, comércio, serviços e indústria. O encontro com o governador e demais lideranças políticas e associativistas abre espaço para que o sistema regional de associações comerciais seja integrado às políticas de desenvolvimento do Estado, através de nossas articulações locais e estaduais”, reiterou João.

Além do governador, estiveram presentes:

Antônio Carlos Arantes, deputado estadual;

Emidinho Madeira, deputado federal;

Fábio Marques Florêncio, prefeito de Alfenas;

Iza Menezes, prefeita de Nepomuceno (MG);

Na parte da tarde, ocorreu o encontro regional com as ACE’s, o momento reservado para estreitar laços entre as associações e apresentação de soluções empresariais, contou com a presença de 24 associações: Alterosa, Andradas, Borda da Mata, Botelhos, Cachoeira de Minas, Caldas, Campos Gerais, Jacutinga, Lambari, Lavras, Monte Sião, Muzambinho, Ouro Fino, Paraguaçu, Poço Fundo, Poços de Caldas, Alfenas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Santana da Vargem, Serrania, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Com um público recorde de 700 pessoas, o evento contou com a presença ilustre de Ciro Bottini, renomado apresentador de televisão. Famoso por suas habilidades de vendas e comunicação persuasiva, Ciro Bottini trouxe uma perspectiva única sobre o “papel do vendedor no século XXI”. A palestra foi uma oportunidade valiosa para os participantes entenderem como o cenário das vendas tem evoluído.

 

Comentários

Mais vistos