Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Circuito E-Minas em Pouso Alegre reúne lideranças de 20 municípios do Sul de Minas

04 de agosto de 2022 - 18:01

A Federaminas realizou hoje mais uma etapa do Circuito Regional E-Minas, o evento que já passou por duas outras cidades (Uberlândia e Juiz de Fora), tem como objetivo levar para as principais regionais do estado, importantes discussões sobre liderança estratégica, associativismo e desenvolvimento econômico. Estiveram no evento Douglas Cabido, Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Thiago Magalhães Tavares, superintendente do BDMG, Carlos Augusto Romualdo, gerente de comunicação social e institucional do Invest Minas.

O presidente da Associação Comercial de Pouso Alegre, Ibrahim Kallás, iniciou a abertura do evento falando sobre os desafios de assumir a gestão de uma associação comercial, ele ressalta que a ACE busca proporcionar aos empresários filiados, informações detalhadas e suporte para os empreendedores. Em seguida, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, discursou sobre a importância das associações comerciais em um momento tão delicado quanto durante a pandemia.

“Eu amadureci muito durante esse período e fico feliz que conseguimos nos organizar para vencer esse momento, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, BDMG, nós conseguimos realizar um importante trabalho em prol do empresariado mineiro”, conta Valmir.

Thiago Magalhães, superintendente do BDMG, ressalta a relevância do Circuito. ”É muito gratificante fazer parte do movimento associativista e poder participar desse evento em diversas cidades de Minas, nós agradecemos a parceria com a Federaminas e ACEs”. Ele ainda conta que o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais é parceiro de cerca de 100 associações comerciais, em todas as regiões do estado.

Relacionando com o tema do circuito, Thiago fala sobre o  desenvolvimento econômico, promovido pela instituição financeira, ele conta que o banco continua trabalhando para que as micro e pequenas empresas tenham fácil acesso ao crédito oferecido pelo BDMG. Ele ainda destaca a relevância das associações nessa jornada, segundo ele as entidades são fundamentais para auxilar na escolha do crédito para os empresários.

Thiago também comenta sobre o Pronampe, o programa do governo federal que disponibiliza linhas de crédito para os pequenos empresários, o projeto foi lançado na última semana de julho e ele conta que o banco já recebeu diversas propostas. Magalhães fala que o Pronampe, possui uma linha de crédito especifica para mulheres empreendedoras.

Douglas Cabido, Subsecretário de Desenvolvimento Regional e Carlos Romualdo, Gerente de Comunicação Social e Institucional do Invest Minas (antigo INDI), falam sobre atração de negócios para os municípios, eles aproveitaram o momento para salientar que ações como o Minas Livre para Crescer e a Lei de Liberdade Econômica, estão diretamente ligadas à atração de investimentos para os municípios. De acordo com Cabido, fornecer uma infraestrutura básica é importante para a atração de negócios.

“O investidor pensa nas políticas públicas, nas leis de desburocratização, segurança, vias públicas, educação. Então todos esses pontos são importantes para que o município consiga se destacar para consolidar o investimento nas cidades que tem interesse de em receber grandes empresas, é necessário ter uma boa estrutura”, afirma Cabido.

Reunião com as Associações Comerciais do Sul de Minas

Na parte da tarde, a Federaminas elaborou um momento com programação voltada para as ACEs. O gerente do Sebrae, Rodrigo Pereira, representante do Sebrae na região Sul, iniciou sua apresentação, explicando sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. “Nós somos uma instituição voltada para os empresários e nossos projetos estão diretamente ligados ao desenvolvimento de Minas e dos empreendedores”, afirma.

Rodrigo apresenta os programas do Sebrae, no qual as associações podem se inscrever e participar. Diversos desses projetos possuem agentes especiais para mapear, implantar e garantir o desenvolvimento dos programas junto do empresariado local e poder público.

Em sequência, Cleide Ribeiro, consultora de projetos da Federaminas, apresentou e tirou dúvidas sobre o edital do Programa Empreender. O programa consiste na elaboração de projetos através das associações comerciais, que tem como objetivo o crescimento da competitividade, melhora na qualidade de produtos, atendimento e entrega de empresas de diversos segmentos. Ela ainda conta que a Federaminas irá divulgar um edital do Empreender, exclusivo para mulheres empreendedoras.

Conversando sobre negócios e oportunidades 

Durante a programação da tarde, a Federaminas reservou um momento específico para conversar sobre produtos e serviços da entidade. O presidente Valmir Rodrigues, fala da importância da diversificação dos serviços oferecidos pela Federaminas,  para os empresários do estado.

Valmir conta que através da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Federaminas se inteirou das novidades que estão sendo implantadas nas principais federações e associações do Brasil, através disso buscar os cases de sucesso dentro do sistema, para promover a sustentação e prosperidade das entidades que fazem parte do movimento associativista.

E para completar a apresentação dos produtos e serviços da Federaminas,  Haenderson Sena, gerente do setor comercial da entidade, assumiu o palco para explicar sobre quais são os principais serviços da instituição. Ele ressalta que a Federaminas, está sempre em busca empresas parceiras, para agregar ao catálogo da entidade e gerar resultados positivos para as associações comerciais.

Para mais informações sobre o programa Empreender ou benefícios da Federaminas entre em contato conosco através do e-mail: relacionamento@federamimas.com.br.

Veja as fotos do Circuito E-Minas, etapa Pouso Alegre: https://bit.ly/3QdWxv6

Próximas datas do Circuito E-Minas

Nas próximas semanas, a Federaminas segue para a região norte, região metropolitana de Belo Horizonte e leste de Minas. Confira as outras datas do circuito:

Etapa Montes Claros 

📅Data: 9 de agosto
⏰Horário: 9h às 18h
📍Endereço: ACI Montes Claros – Av. Major Alexandre Rodrigues, 232, Ibituruna – Montes Claros-MG
🔗Para participar basta fazer a inscrição gratuita através do link: https://www.sympla.com.br/circuito-e-minas-2022—federaminas-montes-claros__1642258

Etapa Contagem 

📅Data: 11 de agosto
⏰Horário: 9h às 18h
📍Endereço: ACIC –  Av. Olímpio Garcia, 430 – Eldorado, Contagem
🔗Para participar basta fazer a inscrição gratuita através do link: https://www.sympla.com.br/circuito-e-minas-2022—federaminas-etapa-contagem__1640635

Etapa João Monlevade

📅Data: 18 de agosto
⏰Horário: 9h às 18h
📍Endereço: ACIMON – Rua Floresta, 100 – Carneirinhos, João Monlevade – MG
🔗Para participar basta fazer a inscrição gratuita através do link: https://www.sympla.com.br/circuito-e-minas-2022—federaminas-joao-monlevade__1647574

Comentários

Mais vistos