Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Circuito E-Minas em Juiz de Fora tem foco no desenvolvimento regional e recebe o governador Romeu Zema

12 de julho de 2022 - 19:31

A Federaminas está hoje (12/7), em Juiz de Fora, para mais uma edição do  Circuito E-Minas. O evento foi divido em dois momentos, na parte da manhã voltado para os empresários e a tarde com o foco nas associações. Diversas autoridades participaram da primeira etapa do encontro, entre elas o governador Romeu Zema, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o presidente do Invest Minas, João Paulo Braga, o Deputado Federal, Charles Evangelista, a Deputada Estadual, Delegada Sheila Pedrosa e outros. 

O encontro começa com o agradecimento do presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, Aloísio Vasconcelos, que comenta sobre o aniversário da ACE, a entidade completa hoje 126 anos de atuação, sendo a associação mais antiga de Minas Gerais. Ele também fala sobre a importância da realização do Circuito e da Federaminas que tem promovido um diálogo direto entre as ACEs e o governo. 

Em seguida, o Deputado Federal Charles Evangelista, discursou sobre a importância das micro e pequenas empresas para a economia estadual e de todo o país. “Os pequenos empresários são um público seleto no qual ajudam a movimentar e desenvolver a economia regional e do Brasil”, afirma Charles. 

Após o discurso do Deputado, a Delegada e Deputada Sheila Pedrosa, também falou destacando a atuação das associações. Ela aproveita o momento para incluir a pauta sobre segurança pública e pede aos participantes para reivindicar junto dos governantes e parlamentares sobre essa questão, que impacta diariamente na vida de todos e também na vida do empreendedor. 

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, inicia o painel comentando sobre a força do sistema Federaminas e do associativismo.”Não existe um sistema federativo mais forte que o nosso.  Em plena terça-feira pela manhã, estamos aqui com representantes de 21 cidades da região e é através da força das associações e da parceria com o governo que vamos contribuir para o desenvolvimento de Minas”, afirma Rodrigues. 

 Fernando Passalio, Secretário de Desenvolvimento Econômico, disse que está aberto para o diálogo com as empresas e vai buscar ouvir ainda mais as associações. Segundo Passalio, através desse diálogo o governo terá mais assertividade na tomada de decisões. Ele ainda conta sobre a necessidade de continuar trabalhando para o avanço da região e que o governo está buscando soluções para os principais desafios que os empresários locais enfrentam. 

Ele ainda conta que o principal trabalho da secretaria, tem sido voltado para o mapeamento dos principais gargalos de cada região e trabalhar nos pontos identificados. A partir disso, a secretaria está apresentando Minas Gerais em outros países, para mostrar o potencial do Estado. Além do trabalho de desburocratização de Minas, o órgão está atuando diretamente com as prefeituras através do projeto Minas Livre para Crescer. 

“Estamos muito felizes de estar aqui na casa dos empresários, pois ouvir vocês é imprescindível para o desenvolvimento econômico do Estado. Cuidar desse lindo jardim, também é o que vai atrair as borboletas para pousar nele. Precisamos trabalhar continuamente no desenvolvimento do nosso estado”, afirma Passalio.  

João Paulo Braga, presidente do Invest Minas (INDI), conta sobre os principais pilares da agência, entre eles estão a criação de ambiente favorável para a performance dos empresários e retomar a credibilidade do estado para que boas aplicações possam ser feitas em Minas. “De 2019 até o agora, o Estado arrecadou mais de 200 bilhões em investimentos, o segredo para o crescimento das novas empresas no estado é a confiança gerada nos empresários que querem investir em Minas Gerais”, pontua João. 

Thiago Magalhães do BDMG, relaciona a atuação do banco com a atração de investimentos e destaca a atuação da instituição através das linhas de crédito, são fundamentais para a jornada das micro e pequenas empresas, que buscam a ampliação de recursos. Ele ainda conta que o banco está buscando simplificar a adesão de crédito, tornando mais fácil para as empresas pequenas conseguirem acessar os programas do BDMG.  

 Durante o painel da manhã as associações presentes no evento, tiveram a oportunidade de conversar com os convidados e tirar dúvidas sobre questões específicas voltadas a região e municípios representados no encontro. 

 

Etapa da tarde é reservada para diálogo entre a Federaminas e as associações participantes

Parceria entre as ACEs e o Sebrae

O retorno do almoço é marcado pela apresentação do Gerente do Sebrae da regional Zona da Mata, João Roberto Lobo, em sua apresentação ele detalha sobre os parceiros da região e fala sobre o projeto “Aqui tem Sebrae”. Segundo ele, através do programa, mais de 30 mil empresas foram atendidas em 2021, o projeto foi realizado na regional em parceria com as ACEs de Além Paraíba e São João Del Rey. 

Além disso, diversas oficinas de capacitação aconteceram com temáticas diversas, como: marketing digital, atendimento ao cliente, técnicas de vendas e gestão de finanças. O público alvo foram mulheres empreendedoras e o principal objetivo é auxiliar a inserção das mulheres no ambiente empresarial. 

Por meio da parceria com o Sebrae, cerca de 11 associações foram beneficiadas em diferentes projetos, que abrangeram os diversos tipos de empreendimentos na região de Juiz de Fora. 

 

Apresentação Edital do Empreender 

A Gerente de Projetos da Federaminas, Duda Torres, participou do evento apresentando o edital do programa Empreender. O intuito do projeto é melhorar o gerenciamento e aumentar a competitividade entre as empresas, criando uma atmosfera favorável para o crescimento das instituições. 

Duda, explicou sobre os pré-requisitos para entrar no programa e como funciona o processo de seleção, em Minas Gerais são 13 projetos aprovados e todos são referência dentro do Empreender, diversas empresas já se beneficiaram com o programa. Clique aqui e saiba mais sobre como participar do projeto.

 

Produtos e serviços da Federaminas 

O Gerente do setor comercial da Federaminas, Haenderson Sena, ficou responsável pela apresentação dos benefícios oferecidos para as associações. Todas as entidades filiadas podem aderir os diferentes serviços promovidos pela Federaminas. 

A entidade hoje possui diversos produtos voltados para certificação digital, energia solar, programa de gerenciamento de demandas do e-commerce, marketing, gestão financeira e muito mais, o portfólio da federação está disponível no site. 

Neste momento, além dos produtos a Federaminas, foram apresentados os diversos projetos no qual a entidade está envolvida e os cases de sucesso daqueles que já se encerraram, entre eles o Associativismo 4.0, Transformar, Conciliação Jurídica e muito mais. 

Para mais informações sobre o programa Empreender ou benefícios da Federaminas entre em contato conosco através do e-mail: relacionamento@federamimas.com.br.

 

Momento com o Governador Romeu Zema 

Dando as boas-vindas ao governador, o presidente da Federaminas discursou sobre a entidade. “A Federaminas é a instituição com maior capilaridade de Minas Gerais, nós temos aqui lideranças de 21 cidades. São pessoas que trabalham incessantemente pela classe empresarial e queremos manter essa ligação direta com o governo de Minas”, afirma Valmir. 

Em seguida, Aloísio Vasconcelos, presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, agradeceu o governador e as demais autoridades participando do encontro e comenta sobre o circuito. “É com muita alegria que recebemos aqui o Circuito E-minas, esta é mais uma iniciativa brilhante da Federaminas.” Ele aproveita o momento para falar sobre o aniversário da associação. “Temos muito apreço por nossa história e pelos 126 anos da ACE e temos nosso foco no futuro”, conta Aloísio.

O governador Romeu Zema, começa traçando uma linha do tempo falando sobre a situação do Estado antes, durante seu mandato e os próximos passos. Ele pontua diversas ações em seu governo, como: a regularização de folha de pagamento dos servidores públicos, a recuperação de vias públicas, a redução na frota de carros da equipe do governo e muito mais. 

Também durante os três anos comandando Minas Gerais, Zema destaca que os indicadores aumentaram, foram reformadas mais de mil escolas, a atração de investimentos bateu o recorde e alcançou a marca de R$236 bilhões. “Foi criado um plano de investimentos pela Cemig, que vai revitalizar 30 mil quilômetros de rede elétrica, para todas as regiões do estado, com o objetivo de implantar a energia trifásica”, conta Zema.

Ele finaliza sua participação, ressaltando a participação de Minas na economia do país.”Em 2018 a nossa participação no PIB era de 8,8%, no último ano esse número cresceu e hoje nossa economia representa 9,3% do PIB nacional. Queremos continuar o nosso trabalho em Minas gerais e prosseguir avançando cada vez mais”, afirma. 

Logo após a fala do governador, a Federaminas elaborou um momento especial para homenagear a Associação Comercial de Juiz de Fora, através da entrega de uma placa. A Federaminas honra os 126 anos da ACE, sendo a primeira a ser implantada em Minas Gerais e até hoje continua ativa, deixando um legado de muitas conquistas para a cidade e região. Outras entidades também prestigiaram a associação com placas de homenagem, entre elas a CDL de Juiz de Fora, a Fiemg e o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora.  

Já no encerramento, Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas, aproveitou o momento para entregar ao Zema o relatório de atividades da Federaminas, que contém todas os projetos, resultados, eventos e ações desenvolvidas em 2021. Aloísio finaliza pedindo o para o governador e o Secretário Fernando Passalio, para olhar para o potencial da cidade e acredita que com o auxílio do governo Juiz de Fora pode crescer ainda mais. 

Ao final do evento, os participantes do circuito puderam participar do coquetel em comemoração ao aniversário da associação. Foi um momento de descontração e networking entre os representantes das 21 cidades que foram prestigiar o circuito. 

 

Comentários

Mais vistos