Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Pesquisa revela os principais motivos para a falta de criatividade no trabalho

04 de abril de 2022 - 10:36

Você sabe quais fatores influenciam na criatividade? Uma pesquisa feita pelo professor Yasin Rofcanin, da Universidade de Bath, no Reino Unido, revela os motivos para a falta de criatividade no ambiente. A descoberta envolve dois fatores principais: falta de apoio dos colegas de trabalho e o amor compassivo dos familiares em casa. Sendo assim, fatores internos e externos influenciam no desempenho criativo de cada um 

Rofcanin ainda explica que o fator do ambiente de trabalho pode estar ligado ao fato de que a maioria das pessoas não convive com seus líderes. No final das contas os motivos determinantes são o compartilhamento das questões ligadas ao trabalho e família e as dificuldades do cotidiano. 

As relações de trabalho também fizeram parte do estudo, na dinâmica os pesquisadores procuraram entender como as empresas oferecem suporte para os funcionários. E como as relações domésticas oferecem suporte aos contratempos no ambiente de trabalho. 

Para mensurar a pesquisa, foram escolhidos 69 casais americanos, eles precisaram escrever sobre suas vivências durante quatro semanas. A partir desse procedimento as relações conjugais foram categorizadas em amor compassivo, que tem a ver com carinho e compartilhamento, amor romântico e amor amigo.

Partindo dessa perspectiva, aqueles que se classificaram como amor compassivo tiveram uma boa relação com os colegas de trabalho, obtiveram melhor desempenho nas atividades desenvolvidas. Em contrapartida, aqueles que mantiveram uma relação agradável com os parceiros de trabalho também levaram mais positividade para casa. 

Yasin Rofcanin, conclui dizendo que os gestores precisam ser melhores em prover apoio informal e estabelecer um ambiente onde as redes de apoio informais são encorajadas entre os colegas de trabalho. 

Fonte: Revista Exame

 

Comentários

Mais vistos