Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Federaminas lidera fórum de entidades para tratar da repactuação em Mariana

17 de março de 2022 - 13:48

Na tarde de ontem (15/3), a Federaminas promoveu uma live para tratar de assuntos sobre a repactuação do acordo da Vale em Mariana. Por demanda das associações, o grupo de trabalho da Barragem de Fundão, foi criado no ano passado o objetivo é incentivar a população e autoridades para que o contrato priorize as cidades afetadas pelo rompimento da barragem em Mariana.

Durante a reunião de ontem foram tomadas algumas inciativas para começar o movimento de amparo para que os benefícios sejam revertidos para as cidades atingidas pela tragédia. Entre as ações discutidas foi acordado que no dia 24/3 às 13h, haverá uma reunião na sede da Federaminas para criar um fórum de discussões das entidades do Rio Doce.

O objetivo do fórum, formado pelas associações comerciais das 35 cidades da região do Rio Doce, é representar os interesses das cidades atingidas pelo rompimento, em uma ampla discussão acerca dos impactos causados, principalmente agora, onde se discute a repactuação dos recursos de reparação do desastre ocorrido em 2015.

O grupo de trabalho defende a utilização do repasse feito pela mineradora para auxiliar diretamente na reconstrução e melhorias na infraestrutura das cidades atingidas, discutindo projetos para que o desenvolvimento econômico local seja uma das prioridades de investimento dos recursos, afim de melhorar a qualidade de vida com a geração de emprego e renda.

Segundo o presidente da ACE de Mariana, Amarildo Souza – líder do Grupo de Trabalho, o intuito é acertar o acordo de repactuação, de forma diferente da cidade de Brumadinho, ele defende a ideia de investir nas cidades atingidas, direta ou indiretamente e nas cidades próximas para auxiliar na reestruturação dos municípios.

Reunião no MPMG aborda a importância da atuação a favor dos atingidos pelas barragens

Na última segunda-feira (14/3), o Ministério Público recebeu na sua sede em Belo Horizonte, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens. A reunião teve a finalidade de ressaltar a importância do envolvimento da população e do poder público em defesa daqueles que foram afetados pelas tragédias das barragens.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou que a causa ambiental, social, cultural e econômica norteia o trabalho do Ministério Público. “O MPMG está ao lado dos atingidos, atento aos seus direitos e buscando sempre garantir a reparação dos danos e o acesso à justiça”, pontuou.

Fonte: Agência Minas

Comentários

Mais vistos