Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

Região do Médio Piracicaba recebe capacitação do Transformar

16 de julho de 2020 - 14:15

Com o objetivo de fortalecer as entidades, ampliar sua oferta de produtos e serviços e, por consequência, torna-las autossustentáveis, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) iniciou mais uma capacitação do Programa Transformar, que é resultado de uma parceria com o Sebrae e a Federaminas. Na última quinta-feira (9/7), foi a vez de gestores e executivos de associações comerciais da região do Médio Piracicaba fazerem o curso, que tem duração de 16 horas e se estende ao longo dos meses de julho e agosto.

O Programa Transformar, como o próprio nome indica, tem o objetivo de mudar a realidade das ACEs. O curso vem com a finalidade de otimizar a gestão das entidades, dar representatividade a elas e ampliar a gama de serviços e produtos oferecidos, principalmente às micro e pequenas empresas da região. O curso também estimula a prática de análise crítica, oferece conhecimento de boas práticas de gestão e propõe ações de articulação entre as associações comerciais.

Presidentes e executivos que participaram desse primeiro momento elogiaram o conteúdo diferenciado do curso. É o caso da executiva da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Célia Dalva Gomes. Segundo ela, a capacitação dá aos gestores a oportunidade não apenas de aprendizado e de troca de experiências, mas, também, de pensarem fora de seu contexto de trabalho a fim de enxergar novas possibilidades para a entidade. “Nossa perspectiva é buscar soluções empresariais e incrementar o portfólio de serviços, tornando a entidade autossustentável”, explicou a executiva.

Para Iarlei Quintão Fraga, gerente executivo da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon), a capacitação merece destaque por dar a oportunidade de conhecer e aprender com a experiência das outras ACEs participantes. “Espero que possamos desenvolver algumas estratégias a serem implementadas individual e coletivamente, de modo a possibilitar o fortalecimento da ACE e região e despertar nos empreendedores locais um senso de pertencimento e valor”, afirmou Iarlei Fraga.

Na visão do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, oportunidades como essas, de troca de experiências e compartilhamento de conhecimento, são extremamente positivas para o movimento associativista. “Nós sempre defendemos a capacitação como ferramenta para alavancar a economia de cada município e o Programa Transformar tem sido bem-sucedido em seus objetivos”, elogiou Valmir Rodrigues.

Assessoria de Comunicação da Federaminas

Comentários

Mais vistos