Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

REUNIÃO CONECTIVIDADE – NORTE – CRIATIVIDADE, PERSISTÊNCIA E FÉ

03 de fevereiro de 2021 - 11:06

 

As palavras da nuvem acima representam o sentimento dos participantes na 1ª Reunião 2021 – Conectividade Norte, ontem (02/02), às 14 horas.

Presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, abriu a reunião dando boas-vindas aos participantes e falando sobre o trabalho intenso em janeiro por meio do trabalho remoto e a boa negociação da Federaminas com a MORI Energia, visando à sustentabilidade. As Associações Comerciais ganharão descontos na conta de energia.

O encontro teve a mediação de Manoel Ignácio com os temas: Quem somos nós, Entidades de alta performance e Hora da prosa, importante momento de ouvir as Associações.

Dando sequência à apresentação, Manoel falou sobre o Planejamento Estratégico da Federaminas, que está dividido em 4 áreas: Filosofia, Processos, Desenvolvimento de Pessoas e Resolução de Problemas, destacando ainda os 3 eixos-alvo: Desenvolvimento das Federadas, Desenvolvimento das empresas, Representativa e Articulada.

A partir desse Planejamento Estratégico, lançou 4 reflexões muito importantes para os participantes:

Posicionamento Estratégico das Aces, como o quarto poder (econômico) nos municípios, cumprindo o papel de representatividade. Os outros três são: o poder executivo, legislativo e judiciário.

Busca de evolução constante. Alerta para o grau de maturidade das ACEs: Incipiente (80%); em desenvolvimento (15%); Desenvolvida (5%).

Apresentação de uma entidade modelo – com mais de 150 serviços e parcerias, comprovando que o caminho ainda é muito longo a percorrer para o desenvolvimento pleno.

Desafios para alcançar a alta performance: A) Identificar e difundir boas práticas de gestão associativa; B) Criar novos benefícios e parcerias;

C) Estimular o desenvolvimento local e regional.

Duda Torres abordou a importância de se fazer uma reestruturação e gerenciamento da comunicação, por meio de um alinhamento dos grupos de Whatsapp à proposta do Projeto Conectividade, compartilhando, de forma ágil, informações pertinentes, boas práticas, apoio a dúvidas das ACEs, agendas de reuniões, sugestões de temas, capacitações, visando fortalecer a comunicação mais assertiva entre a Federaminas e Associações. Para nos conectar e gerar maior produtividade, a proposta é a migração dos grupos existentes, por meio de um link, para um novo grupo gerenciado pela Federaminas. A ideia é colocar regras de postagem para melhor aproveitamento de todos, com temas ligados ao Associativismo.

Na Hora da prosa, os participantes contribuíram com proposições relevantes para o Programa Conectividade:

Cássio Samuel, ACE Porteirinha – A) Quando possível, voltar para os encontros presenciais para não perder o engajamento e a proximidade. B) Problemas das ACEs: 1. Não tem base de dados para fornecer à Federaminas e ajudar na tomada de decisão. 2. Ferramenta de controle de inscrição dos Associados para oferecer às ACEs. 3. Associação deve contribuir com o número de Associados. 4. A partir desses números, lançar um Programa de Apadrinhamento com uma ACE pequena (quem faz ajuda quem quer e precisa fazer).

Harlem Ruas – ACE Janaúba – Informação é tudo. Reforçou as ideias apresentadas por Cássio Samuel. Interação entre as Associações com divulgação das ações. Radar para divulgação de investimentos que estão indo para a região, bem como eventos e projetos dos municípios para alinhamento e tomada de decisão.

Geraldo Drummond – ACE Montes Claros – A) O maior desafio é promover o desenvolvimento dos empresários em cidades pequenas, organizando-se para fazerem uma Associação Comercial. B) Aumentar a gama de serviços para sustentabilidade das ACEs. C) Fazer um mapa do grau de maturidade das ACEs para que aquelas mais desenvolvidas possam ajudar as que são menos desenvolvidas (apadrinhamento).

Sugestão da pauta da próxima reunião: Como engajar e promover essas ACEs nesse movimento de fortalecimento da classe empresarial no Norte de Minas.

Os encontros do Programa Conectividade acontecerão sempre 1 vez por mês, na primeira semana e no mesmo horário, com 1 hora de duração, tendo como norte uma pauta colaborativa, em que as ACEs escolherão os temas que serão abordados.

É a Federaminas se conectando com as Associações, promovendo mais diálogo, proximidade e interação.

Juntos somos mais fortes!

Comentários

Mais vistos