Tutoriais
Recursos
Parceiros

Associações Mineiras

Exibindo por nome de cidades em ordem alfabética: Por localização

Busca

Federaminas

XXI Congresso das ACEs é sucesso de público e participação

06 de dezembro de 2021 - 10:19

Durante os três dias de palestras, debates e workshops, mais de 200 pessoas participaram presencialmente do XXIII Congresso das ACEs organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), com apoio da CACB e do Sebrae, entre os dias 1º e 3 de dezembro, em Belo Horizonte. O evento ocorreu no formato híbrido, respeitando todos os protocolos de prevenção contra a transmissão da Covid-19 na sede do Sebrae e contou com palestrantes de renome abordando temas de grande relevância com foco na retomada econômica no período de pós-pandemia.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, fez um balanço positivo do congresso e agradeceu o apoio de cada parceiro, principalmente do Sebrae e da CACB. E elogiou a participação das ACEs que contribuíram para o sucesso do encontro que teve como principal objetivo, o compartilhamento de informações imprescindíveis para o sucesso dos negócios. “Passamos por quase dois anos de distanciamento social e por uma crise em precedentes, de tal forma que foi muito gratificante e enriquecedor rever tantos parceiros de ideal associativista e trocar conhecimento ao longo desses três dias de congresso”, assinalou Rodrigues.

A iniciativa de organizar um congresso desse porte, mesmo em um cenário de incertezas pelo qual ainda estamos passando, foi motivo de elogios por parte do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, que destacou a importância do tema central do evento para as ACEs de Minas. “Quero parabenizar o presidente Valmir por esse congresso que tanto vai contribuir para o trabalho das Associações Comerciais na retomada de seus negócios em 2022”, disse Pinheiro.

A importância de se estabelecer parcerias produtivas foi destacada pelo superintendente do Sebrae, Afonso Maria Rocha: “a Federaminas tem sido uma parceira de primeira hora, tanto do Sebrae como dos empresários mineiros. É uma alegria para nós podermos participar desse congresso e somarmos nesse projeto de retomada liderado pelo presidente Valmir”.

 

Programação diversificada envolve participantes

No primeiro dia de congresso, o diretor de marketing do Mc Donald´s, João Branco, subiu ao palco para falar sobre as estratégias da empresa para encantarem os clientes com campanhas cheias de sedução, novidades, promoções e aplicativos na palestra “Muito além do Big Mac”. Na sequência, o professor, mestre e cientista motivacional, Edu Santos, ministrou a palestra “A hora do fator humano”, destacando a importância e a necessidade da inteligência emocional na gestão de negócios. À tarde, os participantes conheceram os detalhes do Projeto Transformar, desde os resultados da primeira fase desenvolvida em Minas até os próximos passos da segunda fase que começará em 2022. A capacitação foi conduzida pelos consultores da CACB que elogiaram o desempenho das ACEs mineiras participantes do projeto.

No dia 2 de dezembro, segundo dia de congresso, a Maratona da Transformação ocupou todo o turno da manhã. A maratona teve três momentos com temas muito pertinentes e atuais para os empresários e seus negócios: “Desafios da transformação digital do comércio”, “Desafios com marketing” e “Desafios com tecnologia”. Na sequência, os participantes assistiram às palestras “Desafios com a gestão – Por que é inevitável ir para o digital?”, com Marcelo Lombardo, e “Desafios com marketplace”, com um representante da plataforma Mercado Livre. Para encerrar essa movimentada manhã, o CEO e fundador da FCJ Venture Builder, Paulo Justino, fez o lançamento da “Federaminas Ventures”. À tarde, a programação foi especialmente voltada para as mulheres empreendedoras, com abertura especialmente feita pela coordenadora da Federaminas Mulher, Yeda Fernal, e duas emocionantes e incentivadoras palestras: a primeira foi “Talk sobre diversidade e inclusão”, com a escritora Paula Pfeifer, e a segunda foi “Gratidão: o caminho para o sucesso”, com a jornalista e escritora Taty Smith. Para fechar com chave de ouro a tarde do segundo dia de congresso, o grupo da Federaminas Mulher falou sobre o projeto 40+, as conquistas, avanços e resultados, além das propostas e próximos passos para 2022.

O último dia de congresso teve dois painéis, um com o vereador de BH, Ciro Pereira, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, e o deputado federal Marco Bertaiolli, VP Facesp; e outro com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, e o diretor do INDI, João Paulo Braga. A importância na relação entre as ACEs e as instâncias de governo, seja legislativo ou executivo, foi o ponto principal dos painéis. Na sequência, os participantes tiveram duas importantes palestras para encerrar o congresso: “O jogo não acaba… só muda de fase”, que será ministrada por Artur Ximenes, palestrante referência no país, com foco em vendas; e “Adaptabilidade – desafio para lojistas”, com Ricardo Rocha, head da plataforma Sellers do LuizaLabs.

Assessoria de Comunicação da Federaminas

Comentários

Mais vistos