REDES

Emílio Parolini recebe Medalha da Inconfidência

Por Gabriella Pinheiro

Ruas fechadas, um palco na Praça Tiradentes e policiamento para todos os lados. Foi assim que a cidade de Ouro Preto amanheceu no sábado, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes e data escolhida (por Juscelino Kubitschek, em 1952) para ser entregue a Medalha da Inconfidência. A comenda, é atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e o crescimento de Minas e entre os agraciados, está o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, Emílio Parolini. Para ele, receber a Medalha da Inconfidência no Grau Honra, "é um sentimento de muita alegria e de reconhecimento pelo trabalho que tem feito em prol do Estado". Destacou que não só ele, mas também sua família, ficaram contentes pelo reconhecimento.

Entre os 170 agraciados com a Medalha também estavam diversos empresários e para Emílio "esse é um reconhecimento que o governo faz pelo trabalho que a classe empresarial realiza e pela participação efetiva junto a ele". Emílio está em seu segundo mandato na Federaminas e busca constantemente disseminar a importância do associativismo, seja em instituições de fomento e apoio ao empreendedorismo ou entre os próprios empresários.

A cerimônia também contou com a presença do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Paulo Raimundo Ferreira, que parabenizou Emílio pela conquista e disse que ela foi mais que merecedora, visto o trabalho que realiza em prol das Associações. Destacou também a parceria entre a Federaminas e a ACEOP em projetos, produtos e novas oportunidades. Também compareceu o vice-presidente da ACEOP, Valmir Aparecido Maximiano, e a gestora de planejamento estratégico da Associação Comercial, Ercília Rocha de Lima.

Neste ano, atendendo aos pedidos da população local, o Governo de Minas Gerais realizou a solenidade da Medalha da Inconfidência em dois momentos distintos. Como em outros, a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira, foram realizados na Praça Tiradentes. Já a entrega das medalhas, foi feita no Centro de Convenções da UFOP, pelo governador de Minas, Fernando Pimentel. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, a senadora Gleisi Hoffmann e o governador do Estado do Piauí, Wellington Dias.