REDES

Workshop sobre missão à China prepara empresários mineiros

Parte do projeto de internacionalização das micro e pequenas empresas mineiras desenvolvido pela Federaminas por iniciativa do seu presidente Wander Luis Silva, a missão empresarial organizada para levar em abril empresários à Canton Fair, uma das maiores feiras multissetoriais do mundo, que se realiza Guangzhou, na China, mobiliza mais de 50 participantes que terão a oportunidade de conhecer aquele mercado e ampliar seus negócios. O projeto da entidade busca fomentar a importação e exportação de produtos e serviços com o gigante asiático. As missões internacionais contam com o apoio do Sebrae-MG.

 

Em 20 de março aconteceu o Workshop Canton Fair 2013, que reuniu os integrantes da comitiva para apresentação do cronograma de viagem e da agenda de trabalhos, além de prepará-los para aproveitar de forma mais efetiva a feira e as oportunidades de negócios oferecidas pelo país, que se destaca no mercado mundial pelo pioneirismo e pelo grande leque de bens à venda a baixo custo.

 

Na ocasião o vice-presidente da Federaminas Emílio Parolini, que abriu os trabalhos, agradeceu a presença dos cerca de 50 participantes e destacou o sucesso das missões internacionais da entidade, que a cada edição registra um número maior de participantes.

 

O deputado estadual Luiz Henrique Maia Santiago, presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas empresas da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), que participou da missão anterior, disse que o seu objetivo foi conhecer a China e prospectar mercado para o Estado no âmbito da agricultura familiar.

 

No âmbito técnico e operacional da missão, explanaram Cláudio Meirelles, diretor-executivo do Grupo Baumann, e Michel Ferrari, analista de comércio exterior da IDB do Brasil, que prestarão assessoria aos participantes da nova missão. Os assessores trataram, entre outros assuntos, de custos e impostos para importação, transporte de bens, nacionalização de produtos e fornecedores potenciais para cada segmento.

 

Grande parte da comitiva da Federaminas é constituída de empresários de Capelinha, Turmalina, Diamantina e Guanhães. Graças ao empenho do presidente da Associação Comercial de Capelinha, Maurício Teixeira dos Santos Júnior, mais de 20 empresários desses municípios vão à Canton Fair 2013 buscando oportunidades de negócios que concorram para fomentar o desenvolvimento econômico dessa região. Capelinha, por exemplo, que hoje tem no café e no eucalipto as principais bases de sua economia, direciona seus esforços para diversificá-la, através da implantação, ainda neste ano, de um distrito industrial, um projeto em que se empenham a prefeitura e a AC. O prefeito capelinhense, José Antônio Alves de Souza,  também está na delegação.

 

MBA – Presente no evento, o diretor da Única Escola de Negócios, da rede Unipac, Ronan Delfim Machado, anunciou que terá início em junho, na sede da Federaminas, o MBA “Internacionalização de micro, pequena e média empresa”, que tem a coordenação de Cláudio Meirelles, da Baumann. O MBA faz parte do projeto de internacionalização da Federaminas.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Federaminas, 20-3-2013