REDES

Tribunal de Justiça capacita conciliadores para os PACEs

Cerca de 20 representantes de associações comerciais (ACEs) mineiras participaram de curso de capacitação em conciliação ministrado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) na sede da Federaminas, nos dias 23 e 24 de maio. Os executivos vão atuar em unidades do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE), projeto que objetiva disseminar a cultura da conciliação em Minas Gerais e que concorre para a pacificação social, ao oferecer alternativa viável à sobrecarregada via judicial para a resolução de conflitos.

 

 

O PACE é um programa implementado pela Federaminas em parceria com o Tribunal de Justiça, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) – através da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (Cbmae) e o Sebrae. Sua finalidade é promover o diálogo entre as partes, compondo interesses em conflito e mediando acordos por meio de audiências de conciliação.

 

 

O presidente da Federaminas, Emílio Parolini, afirma que são bastante positivos os resultados apresentados pelos postos avançados em funcionamento junto às associações comerciais de Alfenas, Arceburgo, Bambuí, Bom Despacho, Borda da Mata, Elói Mendes, João Monlevade, Lagoa Santa, Manhumirim, Mariana, Mutum, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Pompéu, Ponte Nova, Salinas, Santo Antônio do Monte, São Sebastião do Paraíso, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Três Marias, Ubá e Uberaba, pelo significativo número de audiências realizadas e de acordos alcançados entre as partes em litígio. Ele adianta que aguardam autorização do Tribunal de Justiça para implantação do serviço as ACEs das cidades de Além Paraíba, Alvinópolis, Araguari, Barão de Cocais, Coronel Fabriciano, Itabira, Muzambinho, Nova Resende, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ipuiuna e Três Pontas.

 

 

O curso de capacitação em conciliação teve como instrutoras as profissionais Vanessa Braga e Clarissa Pires, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), setor ligado à 3ª Vice-Presidência do TJMG.