REDES

Seminário sobre microfinanças nesta capital



O Banco Central do Brasil e o Sebrae-Minas promovem, no período de 29 de setembro a 1° de outubro, o VII Seminário sobre Microfinanças, no Ouro Minas Palace Hotel (av. Cristiano Machado, 4001) em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de setembro pelo site do BC no endereço http://www.bcb.gov.br/?semicrofin7. A taxa simbólica de R$ 15,00 será destinada à Creche Irmão Otho, na capital mineira.

O seminário tem por objetivo divulgar o resultado das ações já empreendidas e apresentar, por intermédio da troca de experiências e da discussão dos diversos aspectos que envolvem a atividade de microfinanças, sua viabilidade como opção de investimento a agentes provedores de capital e sua potencial contribuição à inclusão social e ao desenvolvimento. Programas de microfinanças constituem uma opção de crédito vantajosa para empreendedores populares, permitindo assim o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros com formato apropriado à sua realidade.

Desde 1992 o Banco Central dedica-se ao estudo de microfinanças. Os seminários sobre o tema tiveram início em 2002. A principal contribuição do Banco Central para as microfinanças diz respeito à adequação do marco legal e regulamentar. A questão do acesso de populações de baixa renda a serviços financeiros tem sido tema de destaque nos meios acadêmicos e no debate sobre políticas públicas nos últimos anos. Em 2005, por exemplo, a ONU escolheu o microcrédito como tema internacional para o ano.