REDES

Reunião sobre as melhorias e segurança da BR-040

Realizada em 07 de fevereiro reunião para coleta de informações referentes aos projetos programados de melhoria de fluxo e segurança da BR 040.


Participaram do encontro o Sr. Luiz Paulo Costa, Superintendente da AC Minas, o Sr. Fernando Abreu, Superintendente de Integração da Federaminas e o Gerente de Relações Institucionais da Via 040, concessionária responsável pela BR.


O encontro foi motivado por diversas associações comerciais afetas à BR e pelos comerciantes do bairro Jardim Canadá.


O objetivo era apresentar reinvindicações diversas sobre dificuldades e problemas em diversos pontos da estrada como: iluminação; melhorias na pista; manutenção e obras.


O Sr. Frederico expos que projetos de melhoria estão feitos e prontos a serem executados desde 2015, porém os mesmos ficaram travados à espera do Licenciamento Ambiental, obrigação contratual do Governo federal. Além disso, devido à crise, o Governo cancelou os respectivos financiamentos impedindo que as obras fossem realizadas.


Um ponto importante que foi levantado pela ACE de Conselheiro Lafaiete dizia respeito às péssimas condições na estrada e da insegurança da mesma que cruza a região urbana da cidade.


A concessionária informou que um projeto prevê a construção de estrada contornando a região urbana, mas que sua construção cai na mesma problemática de outros projetos.


Quanto à situação de iluminação, as mesmas pertencem às respectivas municipalidades que as instalaram, via CEMIG. A VIA 040 não pode, por esse motivo, realizar intervenções ou manutenções no sistema.


Para poder executar esse tipo de trabalho se faz necessária a doação da iluminação para União, porém esse processo é demorado e burocrático, mas, a partir do ato consumado, a empresa poderá realizar trabalhos de manutenção da rede.


Foram mostrados também os investimentos e indicadores que mostram os resultados conquistados com a melhoria da BR e com as atuais intervenções da VIA 040.


Ao final do encontro ficou claro que somente a mobilização política e pressão sobre todos entes envolvido nos processos, Governo e Via 040, poderão gerar uma evolução no atual quadro da estrada.