REDES

REUNIÃO CONECTIVIDADE – CENTRO SUL E JEQUITINHONHA - LUTA, MOVIMENTO, UNIÃO, SABEDORIA E CRIATIVIDADE

As palavras da nuvem acima representam o sentimento dos participantes na 1ª Reunião 2021 – Conectividade CENTRO SUL E JEQUITINHONHA, ontem (04/02), às 8 horas.

O Presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, abriu a reunião dando boas-vindas aos participantes e falou sobre o trabalho intenso em janeiro por meio do trabalho remoto. Ressaltou como a pandemia mostrou a importância do Associativismo para os empresários. Apresentou a boa negociação da Federaminas com a MORI Energia, visando à sustentabilidade. As Associações Comerciais ganharão descontos na conta de energia.

O encontro teve a mediação de Manoel Ignácio, Gestor de Articulação e Relacionamento com as ACEs da Federaminas, com os temas: Quem somos nós, Entidades de alta performance e Hora da prosa, importante momento de ouvir as Associações. 

Dando sequência à apresentação, Manoel falou sobre o Planejamento Estratégico da Federaminas, que está dividido em 4 áreas: Filosofia, Processos, Desenvolvimento de Pessoas e Resolução de Problemas, destacando ainda os 3 eixos-alvo: Desenvolvimento das Federadas, Desenvolvimento das empresas, Representativa e Articulada.

A partir desse Planejamento Estratégico, lançou 4 reflexões muito importantes para os participantes:

  1. Posicionamento Estratégico das Aces, como o quarto poder (econômico) nos municípios, cumprindo o papel de representatividade. Os outros três são: o poder executivo, legislativo e judiciário.

  2. Busca de evolução constante. Alerta para o grau de maturidade das ACEs: Incipiente (80%); em desenvolvimento (15%); Desenvolvida (5%).

  3. Apresentação de uma entidade modelo – com mais de 150 serviços e parcerias, comprovando que o caminho ainda é muito longo a percorrer para o desenvolvimento pleno.

  4. Desafios para alcançar a alta performance: A) Identificar e difundir boas práticas de gestão associativa; B) Criar novos benefícios e parcerias; 

C) Estimular o desenvolvimento local e regional.

Duda Torres abordou a importância de se fazer uma reestruturação e gerenciamento da comunicação, por meio de um alinhamento dos grupos de Whatsapp à proposta do Projeto Conectividade, compartilhando, de forma ágil, informações pertinentes, boas práticas, apoio a dúvidas das ACEs, agendas de reuniões, sugestões de temas, capacitações, visando fortalecer a comunicação mais assertiva entre a Federaminas e Associações. Para nos conectar e gerar maior produtividade, a proposta é a migração dos grupos existentes, por meio de um link, para um novo grupo gerenciado pela Federaminas. A ideia é colocar regras de postagem para melhor aproveitamento de todos, com temas ligados ao Associativismo.

Na Hora da prosa, os participantes contribuíram com proposições relevantes para o Programa Conectividade:

Leonardo Pereira – ACE Diamantina – A) Associação fazer parceria com a prefeitura para conscientização das recomendações e protocolos de segurança com o comércio para que ele não fechasse. B) Estreitar os laços com a Federaminas para oferecer mais produtos e serviços para nossos Associados.

Afonso Henrique Lima – ACE Itaúna – A) Depoimento: União da Associação com os comerciários, por meio da mobilização pelo Whatsapp, para pressionar a abertura do comércio, visando à sensibilização da prefeitura para a causa e cobrando a fiscalização efetiva dos protocolos de segurança. B) Importância do relacionamento com a Federaminas na troca de informações.

Os encontros do Programa Conectividade acontecerão sempre 1 vez por mês, na primeira semana e no mesmo horário, com 1 hora de duração, tendo como norte uma pauta colaborativa, em que as ACEs escolherão os temas que serão abordados. 

É a Federaminas se conectando com as Associações, promovendo mais diálogo, proximidade e interação. 

Juntos somos mais fortes!