REDES

Retomada do Empreender tem capacitação para as ACEs

A capacitação de consultores de cerca de 20 associações comerciais (ACEs) de diferentes regiões mineiras, realizada em Belo Horizonte no período de 30 de novembro a 4 de dezembro, foi um dos desdobramentos da retomada do Programa Empreender Convencional em Minas Gerais. Tratou-se de iniciativa conjunta da Federaminas, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Sebrae Nacional.

 

 

Retomado Empreender reúne em núcleos setoriais formados nas ACEs micro e pequenas empresas de segmentos semelhantes para discussão e busca de soluções para problemas comuns às áreas, visando ao seu fortalecimento. Em 2016, o programa agregará a participação de maior número de entidades, como as das cidades de Além Paraíba, Araguari, Campo Belo, Estiva, Formiga, Fortaleza de Minas, Itabira, Itaú de Minas, Ituiutaba, Juiz de Fora, Juruaia, Nova Lima, Patrocínio, Pouso Alegre, São João del Rei, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

 

 

Na abertura do treinamento, o presidente da Federaminas, Emílio Parolini, destacou a importância do Empreender como instrumento indutor de crescimento para as empresas de menor porte, que são o principal agente gerador de empregos no País e constituem a maioria do universo empresarial representado pelas associações comerciais. A coordenadora do projeto no Estado, Cleide Bersani, também realçou a expectativa dos benefícios que serão disponibilizados às MPEs participantes e, por conseqüência, à economia dos respectivos municípios. Falaram, ainda, sobre essas perspectivas o gerente de Comércio, Serviço e Artesanato do Sebrae-MG, Agmar Abdon Campos, e o analista da Unidade de Atendimento do Sebrae Nacional, Alberto Vallim.

 

 

Ministrada pela consultora Yonara Medeiros, a capacitação dos representantes das ACEs focalizou entre outras, através de oficinas e dinâmicas de grupo, questões como as dificuldades que os empresários das micro e pequenas empresas enfrentam em seu dia a dia; princípios básicos do trabalho participativo; o que fazer para aumentar as vendas e reduzir os custos das MPEs; etapas de criação dos núcleos setoriais; abordagem aos empresários; gerenciamento de conflitos; estímulo à  integração; planejamento estratégico de núcleos.

 

 

No encerramento da capacitação, o coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, anunciou já estarem assegurados os recursos financeiros destinados à implementação do programa nas ACEs mineiras.