REDES

Pronatec forma turmas de gestão empreendedora em Minas Gerais

Cerca de 600 alunos concluíram curso técnico de gestão empreendedora no fim de dezembro. Como resultado de ação proposta pela Federaminas e o Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), foram capacitadas pessoas em cinco municípios mineiros. Os cursos começaram em junho e as primeiras turmas de Auxiliar Administrativo/Empreendedorismo estavam na região do Vale do Aço e no município de Contagem.

 

Segundo o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, o curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de capacitação em educação profissional e tecnológica. A execução cabe ao Colégio Técnico da UFMG e, conforme o líder classista, o curso constitui-se importante ferramenta para desenvolvimento do empreendedorismo, incentivo à formalização e sustentabilidade dos pequenos negócios. Com carga horária de 160 horas, o curso terá duração de quatro meses.

 

Os 120 alunos capacitados pelo Pronatec através do Polo Icaivera, em Contagem, tiveram formatura com entrega de diplomas, em 13 de dezembro, na Associação Comunitária Remanescentes. Participaram da solenidade o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Contagem, Marilene Pimenta, supervisora do curso Auxiliar Administrativo/Empreendedorismo, representando o Pronatec Coutec/UFMG, Andréia Mageste e o presidente da Associação Comunitária remanescentes, Adair de Morais.

 

Cidades
As capacitações propostas e que contaram com o apoio direto da Federaminas e do Fopemimpe aconteceram nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Ipatinga e Coronel Fabriciano. Outras 1,5 mil capacitações através do Pronatec serão concluídas até o fim do ano.

 

Em Ipatinga, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza para a realização do curso as instalações do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), enquanto em Contagem o programa tem o apoio da Associação Comunitária do Bairro Icaivera, que oferecerá a capacitação a empreendedores e à comunidade em geral.

 

O curso
Através do colégio técnico Coltec UFMG, os alunos do curso voltado para a gestão empreendedora exploram importantes ferramentas para o desenvolvimento do empreendedorismo, incentivando a formalização e a sustentabilidade dos pequenos negócios.

 

O Curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

 

 

Assessoria de Comunicação da Federaminas, 18-12-2013