REDES

Presidente Wander Luis Silva visita Associações Comerciais do Sul de Minas



Varginha, Poço Fundo, Machado e Pouso Alegre, na região sul-mineira, e também Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, foram as cidades visitadas nos dias 19 e 20 de agosto pelo presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, dando continuidade ao seu projeto de fortalecer a integração entre a entidade e suas federadas em todo o Estado.
 
Acompanhado da superintendente Thelma Evelange Láuar, o líder empresarial iniciou a série de visitas em Varginha, onde reuniu-se com o presidente da Regional Sudeste da Federaminas, Aloysio Ribeiro de Almeida, com quem trocou informações sobre trabalhos realizados nos primeiros sete meses de sua gestão e acerca de atividades daquela unidade de representação da entidade.
 
Em Poço Fundo, etapa seguinte da viagem, Wander Luis esteve reunido com a diretoria da ACE local, presidida pelo empresário André Costa Dias Júnior, tendo então conhecimento de projeto de relevância social em que está envolvida aquela federada, o Escola Cidadã, que objetiva implantar o Centro Educacional Cooperar (CEC). Trata-se de iniciativa que envolve recursos da ordem de R$ 2 milhões, buscados através de parcerias com empresas privadas – como Café Bom Dia, Wal-Mart, Holcim, Gerdau e outros, que já aderiram - e que recebe o apoio da entidade através da cooperativa de produção de cachaça, derivada de núcleo setorial do Programa Empreender (hoje Capacitar). A escola, para 400 alunos dos ensinos elementar e secundário, será concluída em fevereiro próximo e pretende utilizar metodologia que assegure a educação dos jovens de forma compatibilizada com a atividade rural, predominante na região.
 
À Federaminas, a ACE de Poço Fundo pediu apoio visando ao estabelecimento de parcerias com outras empresas da iniciativa privada, para que sejam obtidos recursos necessários à conclusão e manutenção do projeto.
 
Na visita à ACE de Machado, o presidente Wander Luis Silva entregou ao casal Rubens Paulino da Costa e Eva Dias Costa, proprietários da Biba Padaria – existente há 40 anos na cidade - a placa correspondente ao título de “Empresário do Ano” que lhes foi concedido pela federada. Em novembro, ambos serão homenageados pela Federaminas na solenidade Mérito Empresarial 2008, em Belo Horizonte.
 
Empreendedoras – Em Pouso Alegre, na sede da Acipa, os representantes da Federaminas reuniram-se com a presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federação (CEME), Waldete Kalil Homse, acertando a realização de eventos nos próximos meses. Em 5 de setembro, o órgão fará um encontro de mulheres dentro da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae Minas em Belo Horizonte. Em outubro, em parceria entre Federaminas, Acipa e Sebrae, haverá seminário reunindo mulheres empresárias que presidem Associações Comerciais mineiras. E, no final de novembro, acontecerá o VII Encontro da Mulher Empreendedora, no âmbito do XI Congresso das ACES de Minas Gerais.
 
A viagem ao Sul de Minas culminou com a participação do presidente Wander Luis Silva em reunião da Regional Sul (que tem sede em Pouso Alegre), presidida por Antônio Cirilo Tavares. O dirigente falou sobre os trabalhos realizados pela Federaminas neste ano e os próximos projetos a serem implementados, inclusive o XI Congresso das Associações Comerciais e a solenidade Mérito Empresarial 2008, quando destacou a necessidade da presença maciça das federadas nos eventos.
 
Na noite de 20 de agosto, os representantes da Federaminas participaram da abertura do seminário de idéias “Aprender & Crescer”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Nova Lima, com apoio da Federaminas e que teve palestra da jornalista Roberta Zampetti. Na ocasião, o presidente Wander Luis fez breve explanação sobre a importância do papel desempenhado por uma ACE em sua comunidade.