REDES

Parceria com o CRA-MG otimiza gestão de entidades e empresas

Parceria estabelecida entre a Federaminas e o Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) concorre para a profissionalização das associações comerciais e empresariais (ACEs) do Estado, através da participação de administradores dos municípios onde as entidades se localizam em ações de monitoramento de planejamento estratégico e capacitação.

 

 

Acordo nesse sentido foi firmado em 12 de fevereiro, na sede da Federaminas, pelo seu presidente Emílio Parolini e o presidente do CRA-MG, Afonso Victor Vianna de Andrade. O acerto prevê a realização de mais de 250 palestras para empresários nas associações comerciais e o monitoramento por administradores do planejamento estratégico dessas entidades. Esta iniciativa contribuirá para a abertura de mercado para os novos administradores nos municípios que sediam as ACEs.

 

 

Para o presidente Emílio Parolini, a parceria é relevante para o fortalecimento do associativismo mineiro, juntando dois segmentos com significativa capilaridade no Estado. São cerca de 800 cursos de administração e mais de 300 associações comerciais localizadas em todas as regiões mineiras.

 

 

A proposta de capacitação itinerante das entidades consiste em unificar as ações na área da Federaminas e do CRA, que atualmente promovem individualmente cerca de 130 palestras no Estado, e somar os atendimentos, passando a mais de 250 encontros, o que amplia a atuação das entidades e alcança público cada vez maior. As capacitações são voltadas para empreendedorismo, gestão, liderança, vendas, atendimento, temas importantes para o desenvolvimento das associações comerciais. A parceria vai, dessa forma, proporcionar ferramentas adequadas para otimizar o trabalho dos gestores, profissionalizando a administração das entidades e empresas associadas.

 

 

Assim, a parceria entre as duas instituições é embasada por um conceito amplo, abrangendo ao mesmo tempo os interesses de áreas importantes da atividade econômica, com reflexos positivos para o desenvolvimento de entidades, empresas e, consequentemente, para os municípios onde se inserem.

 

 

Além dos presidentes da Federaminas e do CRA-MG, participaram do evento de assinatura do acordo os vice-presidentes do Conselho Gilmar Camargo de Almeida e Jehu Pinto de Aguilar Filho e o conselheiro federal suplente por Minas Gerais Rosendo Magela Reis.