REDES

PACE é apresentado na federada de Ponte Nova

A Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (Acip) realizou na última sexta-feira (29/11) mais uma edição do Café com Ideias. O evento, que reúne empresários e autoridades para um café da manhã e realiza debates de temas relevante, foi aberto pelo presidente da entidade, Júlio Assis Sales.

 

PACE - Juliana de Souza Ervilha, coordenadora do PACE/Federaminas, apresentou o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE) - parceria firmada entre o Sistema Federaminas, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) - presente em dezenas de Associações Comerciais do Estado.

Na ocasião, a coordenadora explicou aos participantes do evento que o Posto oferece a oportunidade de conciliação antes do ajuizamento de uma ação nas causas que envolvem relações de consumo ou empresariais. Tanto o consumidor quanto o empresário podem procurar o PACE para agendar uma sessão de conciliação, que será realizada num prazo médio de 15 dias. Os postos são procurados, no geral, para dirimir desavenças relacionadas a cobrança de dívidas pendentes, dívida com bancos e operadoras de cartão de crédito, contratos não-cumpridos, renegociação de dívidas, problemas na entrega de produtos ou na prestação de serviços. O processo é legal e o acordo entre as partes é homologado pelo juiz coordenador e tem valor de sentença judicial.

 

Em novembro a ACIP passou a oferecer mais este serviço aos associados e comunidade em geral.

 

BDMG – Através de Rodrigo Teixeira Neves, gerente geral de Micro e Pequenas Empresas do BDMG, detalhes de três linhas de financiamento à disposição dos comerciantes foram explicadas: Giro Fácil (financiamento de capital de giro a empresas de qualquer porte nos setores de indústria, comércio e serviços com mais de dois anos de operação), Geraminas (financiamentos para micro e pequenas empresas e cooperativas, optantes pelo Simples Nacional e com mais de seis meses de atividade) e Finame (financiamento de máquinas e equipamentos, ônibus e caminhões - inclusive chassis e carrocerias, reboques, semirreboques, tratores e outros itens, novos, nacionais e cadastrados no BNDES).

 

Desde novembro a Acip é correspondente bancário do BDMG, o que agiliza processos de solicitação de financiamento. Toda a documentação e os pedidos de financiamento, que antes eram feitos via Correios, agora passam a ser feitos pela internet, facilitando e desburocratizando os processos.