REDES

Informações práticas sobre passaporte

Diante do crescente interesse de empresários de todas as regiões do Estado de participarem das missões internacionais organizações pela Federaminas especialmente a países como EUA, Panamá e China, o Federaminas News disponibiliza algumas informações sobre passaporte, documento obrigatório para viagens ao exterior.


Trata-se o passaporte de documento de identificação internacional, emitido pelo pais de origem do viajante. Ele atesta que a pessoa cruzou a fronteira e que poderá retornar legalmente ao seu país. Para maiores de quatro anos de idade o documento tem validade de cinco anos.


É importante notar que visto é diferente de passaporte. Se este funciona como uma autorização do Estado para que se possa cruzar a fronteira, a contrapartida é a autorização que se tem de obter do país de destino.


Os países que  não exigem passaporte de brasileiros são Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. No caso do bloco do Mercado Comum do Sul (Mercosul), os brasileiros podem transitar nesses países portanto apenas do RG.


Clique aqui para outras informações importantes sobre o assunto, inclusive o roteiro e os documentos necessários para se tirar passaporte.