REDES

Federaminas promove capacitação na região do Barreiro



Nesta manhã,05 de julho, durante Café Empresarial no Via Shopping, a Federaminas, em parceria com o Sebrae-MG e com a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), obteve a melhor repercussão junto a representantes da região do Barreiro, em Belo Horizonte, do lançamento Iº Mutirão de Formalização do MEI – Microempreendedor Individual e do projeto Integra (Capacitar, Integrar e Crescer).  reunindo mais de 60 empreendedores de pequeno porte e autoridades ligadas àquela comunidade.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, destacou a relevância do projeto destinado à formalização de microempreendedores individuais (MEIS), formação gerencial de empresários de micro e pequeno portes (MPEs) e MEIS, oferecer cursos de inglês e espanhol e certificar com selo de excelência em gestão.

O dirigente classista destacou as ações da entidade em apoio ao desenvolvimento socioeconômico nas cerca de 400 cidades onde se localizam as Associações Comerciais e o empenho com que desenvolve essa iniciativa de retirar empreendedores da informalidade, um projeto criado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o Sebrae. 

O projeto capacitará ao seu final mais de  6,6 mil empresários dos segmentos de micro e pequeno portes e certificará mais de 1,9 mil estabelecimentos com o selo de excelência.
 
Integra – O projeto foi detalhado pela consultora Nacional do Integra, Luciana Bittencourt (foto), da CACB, que descreveu a meta de  desenvolvimento do programa nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, com o objetivo de prevenir eventual gargalo na prestação de serviços durante esse evento internacional, com o que será gerada uma série de oportunidades de novos negócios. 
 
Coube à representante da Federaminas na coordenação do Projeto Integra, Duda Torres (foto), adiantar as ações a acontecerem no âmbito regional, a começar do 1º Mutirão de Formalização do MEI – Microempreendedor Individual, no dia 12 de julho, na região do Barreiro.
 
Repercussão – A iniciativa da Federaminas, em conjunto com a ACMinas, de regularizar a situação dos empreendedores informais foi bastante elogiada pelas autoridades e empresários presentes. O deputado estadual Anselmo José Domingos classificou de fundamental a ação, lembrando que, a despeito de se tratar de uma área industrial, a região concentra um comércio forte, com muitos microempreendedores não-formalizados, que, beneficiados pelo programa, concorrerão para fortalecer ainda mais o desenvolvimento local. 
 
Para a vereadora Sílvia Helena, as entidades parceiras têm de ser enaltecidas pela iniciativa, que vai beneficiar o Barreiro e a cidade, por conseqüência. “O projeto integra os empreendedores da região ao desenvolvimento, não só econômico, mas também social”, acentuou a parlamentar, ao manifestar seu apoio ao trabalho.
 
Na visão do secretário-adjunto de Administração da Regional do Barreiro, Anderson Gonçalves, a iniciativa das entidades concorrerá para o crescimento dos microempreendedores e o desenvolvimento da região. “O projeto conta com o nosso apoio e parceria, porque a população só tem a ganhar com ele”, enfatizou. 
 
Para o presidente do Conselho Empresarial do Barreiro, da ACMinas, Mozzar da Silva, as lideranças de vários segmentos da comunidade presentes naquele evento certamente se tornarão multiplicadores do projeto, concorrendo para a sua ampla aceitação. Ele antecipou sua convicção no sucesso do 1º Mutirão de Formalização, no próximo dia 12.
 
O apoio que a Federaminas e a ACMinas receberam do Via Shopping foi importante para o sucesso do evento de lançamento. O superintendente Cássio Guilherme afirmou que o centro de compras assimilou o projeto pela sua importância para qualificar empreendedores de micro, pequeno e médio portes, seus estabelecimentos e funcionários.
 
Já formalizado, o MEI Mauro Lúcio, que atua com entretenimento e locução, falou sobre os ganhos que alcançou com a sua legalização, na medida em que, ao emitir nota fiscal, teve aberto variado leque de novas oportunidades de trabalho.
 
A presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Esmeraldas, Denilce Gersen Pinto Coelho Maia, considerou excelente o projeto, pelas vantagens que a formalização de empreendedores acarretará para a cidade. “Estamos em parceria com a Federaminas para receber o projeto a partir deste mês”, anunciou a empresária.
 
Entre outras autoridades, também participaram do Café Empresarial o vice-presidente da ACMinas Daniel Sampaio e o consultor do Sebrae-MG Anderson Gonçalves.
 
Na próxima quinta-feira, 12 de julho, o mutirão de formalização acontecerá na praça de eventos do Via Shopping, com diversos guichês de atendimento e um público estimado de 80 mil transeuntes durante a ação. 
 
Uma estrutura de grande porte será montada e grandes parceiros irão compor o I Mutirão de Formalização:
 
- Federaminas - Organização do evento, Formalização, Oficinas;
 
- Sebrae – Formalização e dúvidas MEI;
- Prefeitura de Belo Horizonte – Consulta Prévia;
- ACMinas – Oficinas e apoio institucional;
- Via Shopping – Apoio e estrutura;
- Caixa Ecônomica Federal - Orientação para microcrédito;
- CACB – Coordenação Nacional.
 
Galeria de fotos no Facebook, acesse: http://www.facebook.com/federaminas
Fonte: Assessoria de imprensa Federaminas, publicado em 04