REDES

Federaminas participa na sede da CACB de workshop sobre certificação digital



A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realizou em sua sede em Brasília, nos dias 27 a 30 de setembro, um workshop sobre Certificação Digital e Nota Fiscal Eletrônica. O evento é resultado de um convênio firmado entre o Progerecs e a NF-e do Brasil, empresa especializada em inteligência digital. A idéia é disponibilizar um portal para segurança, emissão, gerenciamento e armazenamento de Nota Fiscal Eletrônica.
 
O workshop ofereceu um curso sobre as formas de utilizar o sistema, suas vantagens e aplicações. Pela Federaminas, participou do treinamento o funcionário Júlio Carlos de Oliveira.
 
O espaço foi usado para o debate de um planejamento estratégico eficaz. Cada representante das Federações filiadas à CACB trouxe suas dificuldades, sugestões e sucessos. Tudo foi debatido com os especialistas da Certsign, a fim de criar um plano para cada região, considerando especificidades regionais como extensão territorial, número de associações afiliadas e dinâmica de trabalho. Também foram tratados temas como a maximização de resultados, o passo a passo para uso da ferramenta e o modelo comercial de remuneração para as entidades.
 
O novo site - O serviço oferece agilidade, economia e segurança, já que o emissor terá seu certificado digital guardado de forma confiável em hardware específico e as notas fiscais eletrônicas armazenadas em "data center" seguro. O curso da CACB foi ministrado em dois dias seqüenciais a duas turmas distintas.
 
A solução de portal de NF-e, disponibilizada pelo Progerecs, permite que a nota fiscal seja carregada via arquivo de integração, receba assinatura digital conforme o certificado digital da empresa. O documento é enviado para a Secretaria de Fazenda (Sefaz) estadual ou municipal de origem, que automaticamente emite um protocolo de envio. Com este, é possível verificar a aprovação da nota. Após a confirmação, basta imprimir o Documento Auxiliar da NF-e (DANFE), que deve seguir anexo à mercadoria durante seu trânsito.