REDES

Federaminas participa de 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico de Mariana

À convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana, a Federaminas participou da abertura do 2° Fórum Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Mariana, em 26 de agosto de 2013.

 

O evento foi realizado pela Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, nos dias 26 e 27 de agosto. O prefeito Celso Cota, acompanhado de representantes do governo, vereadores e membro de entidades de classe e de organizações privadas da região participaram da abertura, na segunda-feira (26), no Centro de Convenções. Thelma Láuar, representante da Federaminas, foi uma das autoridades no evento.

 

Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou a importância do fórum para a elaboração de novos destinos na economia da cidade, uma vez que a mineração é a principal fonte de renda do município. “Precisamos elaborar um novo meio de desenvolvimento além da mineração, que hoje é a nossa base econômica. Estamos preparando Mariana para desenvolver todo o seu potencial turístico”, afirmou Celso.

 

Após a apresentação do fórum a subsecretária de Estado de Desenvolvimento Regional e Político de Minas, Tereza Navarro, conduziu a palestra no primeiro dia do fórum. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Helielcio Vieira, o fórum é fundamental para a economia de Mariana. “O objetivo foi o de colaborar para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso município”, disse Vieira.

 

O papel do agente de desenvolvimento local na economia foi tema do segundo dia do fórum, que contou com a participação do vice-prefeito Duarte Júnior. Na ocasião, ele destacou a sua preocupação com a economia do município que depende muito da mineração e espera que o fórum promova novas ideias para a economia marianense. “Percebo que com este fórum, Mariana terá novos caminhos para sua economia”, disse o vice-prefeito.

 

Entre os eixos temáticos debatido no fórum, o “Planejamento Urbano Sustentável” teve a mediação do renomado arquiteto Gustavo Penna, que foi responsável pelos projetos do Centro de Convenções e da Arena Mariana. O arquiteto reafirmou os temas “planejamento” e “sustentabilidade” hoje em dia estão interligados. “Acredito que em Mariana, os moradores são privilegiados por conviver com o patrimônio ambiental e o patrimônio histórico e vamos cuidar disso”, destacou o arquiteto.

 

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de Mariana

Assessoria de Comunicação da Federaminas, 2-9-2013