REDES

Federaminas marca presença em Seminário do Empreender em Santa Catarina

Unir em um só evento, 120 consultores que atuam com os núcleos do Programa Empreender é uma tarefa desafiadora. Estes profissionais que atuam nas associações empresariais participaram, de 26 a 28 de junho, do Seminário de Consultores do Empreender – 2013, em Gaspar, Santa Catarina.

 

O evento reuniu representantes de 74 municípios de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A programação contou com palestras dos mais diversos temas, de informações técnicas à temas de interesse geral, tudo voltado ao trabalho dos consultores.

 

Conhecimento - Dentro do conceito e da temática do Chá (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), o evento contou com palestras e dinâmicas nos seus três dias. Na quarta-feira, dia 26, foi o dia de repasse de Conhecimento. Com a palestra Consultoria Internacional, a consultora Aline Fogolin  contou sua experiência sobre o trabalho realizado em diversos países com a implantação do Empreender.

 

Outro tema tratado no mesmo dia foi a aplicação do Coaching como ferramenta de trabalho. A palestrante Carolina Linhares falou sobre o tema e aplicou dinâmicas entre os participantes.

 

Habilidades - Uma das habilidades que o consultor deve ter é saber lidar com algumas ferramentas de marketing com a finalidade de melhor divulgar o seu trabalho. Este foi o tema do segundo dia de atividades e da palestra de Cláudio Del Ducca. Ele deu dicas e falou amplamente sobre o marketing e como ele pode auxiliar no dia-a-dia do consultor. O painel “O Desenvolvimento do Empreender no Brasil” foi mediado pelo coordenador Nacional do Empreender pela CACB, Carlos Alberto Rezende e contou com a participação das consultoras Cléa Maria Carvalho Mascarenhas, consultora do Programa Empreender e gestora de Projetos pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas, e Franciane Souza, consultora empresarial na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso – ACIB - Minas Gerais, que falaram sobre a realidade do Programa Empreender nos seus estados.

 

Rezende também falou sobre a visão da CACB para este ano e para 2014. “Estamos trabalhando para fortalecer o Empreender em todo o Brasil, seja na chamada de projetos Empreender Competitivo, seja no Programa Empreender tradicional”, explicou. A tarde foi marcada por duas palestras. A primeira abordou o tema “Redes e encadeamento produtivo Metodologia do Empreender X Redes Empresariais de Negócio” com o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Horst.

 

A segunda parte da programação abordou uma nova forma de realizar reuniões com os nucleados. Os jogos empresariais, conduzidos pelo consultor Gilmar Barbosa, abordou na teoria e na prática como aplicar esta ferramenta para inovar nas reuniões dos núcleos.

 

Atitudes - A sexta-feira, dia 28, foi marcada pelas atitudes. O Painel Ciclo Completo do Empreender mediado pelo coordenador estadual do Empreender, Osmar Vicentin, e que teve como painelistas as consultoras da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Mariane Bergmann Canadas e da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marlete Tamasia, falaram sobre o desenvolvimento dos núcleos das suas entidades, o relacionamento com os nucleados, a rotina do Empreender nas entidades, o envolvimento da diretoria, entre outros.

 

O lançamento do Módulo do Empreender e do Programa de Capacitação e Certificação de Consultores do Programa Empreender foi regada a muito descontração. O supervisor do Empreender, Clóvis Consoli, fez uma alusão ao Steve Jobs, e como Clóvis Jobs, usou uma forma lúdica para apresentar o novo módulo para gestão de núcleos dentro do Sigaem – Sistema de Gestão de Entidades Empresariais da FACISC

 

 

Fonte: http://www.facisc.org.br

Assessoria de Comunicação da Federaminas, 22-8-2013