REDES

Empresariado bastante participativo no XIV Congresso das ACEs de Minas Gerais



Comitivas empresariais de dezenas de federadas localizadas em municípios de todas as regiões do Estado participaram dos trabalhos do XIV Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais, que teve o tema geral “Mudanças – despertar de novas oportunidades”. O evento abrangeu o I Encontro Mineiro da Mulher Empreendedora, com o tema “Interações na arte de empreender”, o Encontro do Projeto Empreender - que reúne empresas de pequeno porte em núcleos setoriais, e o Encontro do PACE (postos avançados de conciliação extraprocessual, que funcionam nas associações comerciais de Patos de Minas, São Gotardo, Uberaba e Uberlândia).
 
Na abertura oficial do XIV Congresso, o presidente Wander Luis Silva referiu-se ao trabalho de fortalecimento do Sistema Federaminas, através do apoio às cerca de 400 entidades federadas, independentemente de sua dimensão. Afirmou que, atuando conjuntamente, o movimento das Associações Comerciais mineiras ganha cada vez mais força e influência junto aos canais de decisão.
 
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fábio Veras – que representou na solenidade o governador Antonio Anastasia -, destacou os avanços de Minas Gerais dentro do contexto nacional, citando o crescimento da economia superior a 10% no último ano – acima da média do País e em nível de China e Índia. Sustentou que MG conta com a mais avançada máquina administrativa, o que, segundo afirmou, otimiza a aplicação dos recursos originários de impostos em benefício da sociedade.
 
Bastante aclamadas foram as palestras da desembargadora Márcia Milanez, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do neurocientista Eduardo Aquino, do escritor Robert Wong, do empresário Ricardo Zema, da cientista Nise Hitomi Yamaguchi, do professor Frederico Porto, o representante da Google Brasil, André Azevedo, entre outros.
 
Correios – O diretor-geral dos Correios em Minas Gerais, José Pedro de Amengol Filho, detalhou em sua palestra a parceria existente entre essa empresa e a Federaminas, ressaltando a sua importância para fortalecer as relações empresariais. Mostrou os serviços que os Correios proporcionam para facilitar os negócios das empresas filiadas às Associações Comerciais mineiras, entre eles o Soluções Correios e o Solução Completa Correios.

O diretor-geral ressaltou que os Correios constituem a maior rede de distribuição no País, com mais de 5 mil agências, estando em processo de ampliação de seu atendimento à área do Mercosul, inclusive com oito escritórios na Argentina.

José Amengol Filho também descreveu a preocupação dos Correios com sustentabilidade, através de ações de coleta seletiva de pilhas, da instalação em Belo Horizonte de uma agência braile, a única no País, do Ecopostal, do Banco Postal, do Papai Noel dos Correios e outras.

Afirmou que não existe grande empresa sem grandes parceiros, daí incentivar os empresários mineiros a buscarem junto aos gerentes das agências dos Correios soluções para dinamizar os seus negócios.

O evento contou com o apoio da federada araxaense e o patrocínio de Sebrae Minas, Prefeitura Municipal de Araxá, CBMM, Certisign, Boa Vista Serviços e Correios.
 
Foto: Foto Official