REDES

Empreender fortalecido em Além Paraíba

O sucesso do núcleo lojista do Programa Empreender, depois da realização da primeira feira de liquidação de Além Paraíba, a Liquidalém, fez com que outros segmentos se dessem conta da importância do associativismo.A vice-presidente da Federaminas Cleide Bersani, que coordena o Programa Empreender, reuniu-se nessa cidade com os núcleos de panificação e supermercados, material de construção, saúde e, por último, com o núcleo lojista.

Os participantes dos novos núcleos do Empreender na federada de Além Paraíba se mostraram empolgados com a bem-sucedida ação empreendida pelos lojistas. Trocaram experiências, levantaram demandas e partilharam ideias de futuras ações para seus segmentos. Já as empresárias do núcleo lojista afirmaram haver tido suas expectativas superadas durante o Liquidalém. Este núcleo segue a todo vapor, já criou sua identidade “Além Vest Moda” e programou ações para o Dia do Cliente, 15 de setembro. A coordenação dos grupos passou a ser da gerente da federada, Alina Gomes, que irá direcionar os encontros e buscar solucionar as demandas de cada núcleo.
O núcleo de saúde, formado por 12 profissionais, relatou, em seu primeiro encontro, as principais necessidades, entre elas a união da classe, abertura de mercado, compras coletivas, ênfase em propaganda e marketing, negociação com fornecedores, quebra da “blindagem” da Unimed de Além Paraíba, sistema de informação, pareamento de tabela de preços, qualificação de mão de obra em atendimento, cursos específicos - instrumentação - e cursos de gestão financeira e administrativa. Uma primeira ação já ficou definida: a capacitação em gestão financeira. Será buscada uma parceria para atender à demanda do grupo por treinamento de mão de obra.
Os empresários do núcleo panificação e supermercados também terão ações relacionadas à qualificação de sua mão de obra, através de um curso na área de atendimento a ser ministrado em outubro, do qual participarão empresários e funcionários. Além disso, eles terão treinamento na área tributária, através de palestra. O núcleo se comprometeu em torno da união, troca de experiências, respeito e compromisso com o programa.
O núcleo de material de construção está animado e, depois de listar os problemas comuns e de conhecer a história da Rede Casa, grupo de empresários de Uberlândia, decidiu empreender ações para minimizar as dificuldades de comercialização, no sentido de aumentar a rentabilidade de suas empresas. Discutiu-se a possibilidade e as dificuldades de realizarem compras coletivas e no que diz respeito à crescente inadimplência no setor, ficou acordado buscar trabalhar um cadastro comum do segmento.
Mais recentemente, o grupo de artesanato se interessou pelo programa e realizou sua primeira reunião, já buscando estabelecer uma identidade. O Programa Empreender segue em frente em Além Paraíba, mostrando que somente através do associativismo é possível se desenvolver.