REDES

Consultor apresenta na Federaminas o Diagnóstico das ACEs



A maioria dos problemas de ordem financeira, de credibilidade ou de gestão das associações comerciais e empresariais provém da falta de planejamento e consolidação das relações institucionais. A solução deles se dá através da aplicação de plano de ação mais consistente - fundamentado em premissas modernas de mercado – que, se colocado em prática, concorrerá para gerar mais negócios e melhor atendimento aos associados das entidades. A avaliação é do consultor Ricardo Pinho, ao apresentar o “Diagnóstico das ACEs” em reunião na sede da Federaminas realizada em 29 de novembro.
 
Diante dessa constatação, Ricardo Pinho sugeriu que as Associações Comerciais participem efetivamente da elaboração do Planejamento Estratégico da Federaminas em 2012.
 
O consultor explicou que o diagnóstico teve como base encontros regionais de Associações Comerciais realizados em 2011 nas cidades de Piumhi, Pirapora, Pouso Alegre e Carangola com o objetivo de promover o fortalecimento da interação da Federaminas com suas federadas, inclusive motivando a participação dos empresários no XIV Congresso das ACEs mineiras e na solenidade Mérito Empresarial. Segundo Ricardo Pinho, as federadas presentes nos encontros regionais foram brindadas com o diagnóstico, que tem como proposta aferir informações importantes que serão capazes de melhorar a gestão das entidades.
 
“O diagnóstico permeia todas as ações da gestão da ACE e as transforma em indicadores de desempenho, com o poder de medir a eficácia dos procedimentos gerenciais, dos instrumentos financeiros e da gestão de pessoas para a consecução de objetivos institucionais”, concluiu o consultor.