REDES

#compredopequeno

Os pequenos negócios brasileiros contam, a partir de agora, com um novo e forte aliado para superar as dificuldades financeiras e as queda nas vendas. A novidade chega na forma de sensibilização e mobilização da sociedade consumidora, denominada Movimento Compre do Pequeno Negócio.

 


Lançado pelo Sebrae para apoiar os pequenos segmentos empresariais nesse momento de crise, esse Movimento busca conscientizar o consumidor que a decisão de compra envolve uma escolha e que o ato de comprar dos pequenos negócios contribui para fortalecer os segmentos que mais geram empregos no país, resultando em ganhos para todos.

 


Essa iniciativa tem como marco a data em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Assim, esse Movimento evidencia que todo dia é dia de comprar dos pequenos negócios, mas que o dia 5 de outubro é um dia especial para valorizar as micro e as pequenas empresas, bem como os microempreendimentos individuais. É um dia para, efetivamente, comprar dos pequenos negócios.
Com o apelo de que “esse negócio também é seu”, o Movimento convida a sociedade a refletir sobre o papel dos pequenos negócios, destacando que eles representam 95% do universo empresarial brasileiro, geram 52% dos empregos e respondem por 27% do PIB.

 


A ideia é mostrar que de pequeno em pequeno negócio se constrói um grande país. Que os pequenos negócios geram empregos e fazem a economia girar de norte a sul, impulsionando o desenvolvimento social das comunidades onde atuam e promovendo a melhoria da qualidade de vida.  E que, por tudo isso, os pequenos negócios são importantes para os seus donos, mas são imprescindíveis para o equilíbrio social e econômico do Brasil.


Vale ressaltar que não se trata de um Movimento para estimular o mero consumo. Ao contrário, é um dia dedicado à compra consciente, um dia para que consumidor dê um significado maior ao rotineiro ato de comprar dos pequenos negócios, e para que a sociedade perceba que esse ato concreto traz grandes benefícios para a comunidade e para o país.

Também não se trata um dia para comprar dos pequenos motivado por vantagens comerciais, como promoções ou descontos. Trata-se de um dia de conscientização de que os pequenos negócios exercem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

 


Por tudo isso, entidades empresariais de todo o país estão apoiando essa iniciativa e mobilizando os donos de empreendimentos de pequeno porte para que participem e se prepararem para o dia 5 de outubro, ápice de todas as iniciativas do Movimento.


Mas, para que ganhe força e seja compreendido como um movimento de cidadania, legítimo e autêntico, deve contar com dois atores fundamentais: de um lado, a adesão dos pequenos negócios, estampando na vitrine o orgulho de serem a base da economia do país; do outro lado, o engajamento da sociedade em seu papel de consumidor consciente.


Enquanto isso, nas redes sociais o Movimento vem crescendo com mensagens de apoio assinadas com a hashtag #compredopequeno.


Como participar
Os pequenos negócios podem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br, participar dos eventos da sua localidade, fazer download das peças da campanha, adotar a identidade visual do Movimento caracterizando-se como um pequeno negócio e preparar-se para surpreender o cliente, em especial no dia 5 de outubro.


Os parceiros, entidades e instituições privadas e públicas, também podem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br, adotando e promovendo a identidade visual da campanha, e podem ainda apoiar ou realizar eventos que tenham afinidade com os propósitos do Movimento.


O consumidor pode divulgar o Movimento em suas redes de contato e priorizar os pequenos negócios em suas compras, especialmente no dia 5 de outubro.